A Empresa Electricidade de Moçambique anunciou esta quinta-feira, 20 de Outubro, que está a levar a cabo actividades para o reforço de sistema eléctrico na cidade e província de Maputo, num projecto avaliado em 20,1 milhões de dólares.
“A EDM está a ampliar a subestação número 5 e a aumentar a sua capacidade. Actualmente, temos dois transformadores de 40 MVA e vamos passar para dois transformadores de 80 MVA tendo em conta o crescimento da cidade de Maputo”, informou Gil Massinga, coordenador do projecto de reforço do sistema eléctrico na cidade e província de Maputo. A fonte explicou ainda que “vamos meter novas linhas que estão a ser construídas. Estamos agora a fazer algumas escavações nas artérias da cidade para colocar cabos para outras 16 subestações”.
Gil Massinga referiu que “o projecto foi desenhado em 2016 e ficou efectivo em 2020, mas, por causa da pandemia do covid-19, atrasou (devia ter terminado em 2022). Assim sendo, irá até Junho de 2023”.
Quanto ao nível de execução dos trabalhos, o responsável esclarece que “estamos com 60% do trabalho feito. No início de Novembro, vamos receber o equipamento para fazer a montagem. Na fase em que nos encontramos, estamos a fazer trabalhos de construção civil, ou seja, fundações que albergarão o equipamento que vamos receber.”
Questionado sobre o ponto de situação das vandalizações na província e cidade de Maputo, Massinga explicou que há inspecções que estão a ser feitas “ao nível da distribuição dos nossos clientes e temos encontrado muitas pessoas a roubar energia. Porém, há equipas a trabalhar arduamente para colmatar este problema e estamos a conseguir”.