Um total de 29,4 milhões de dólares, equivalentes a pouco mais de 1,8 mil milhões de meticais, foi investido pela petroquímica Sasol entre Julho do ano passado e Julho deste ano, em contratos com empresas nacionais no âmbito da implementação do Plano Quinquenal do Conteúdo Local (PQCL).
A Sasol é a petroquímica sul-africana concessionária da exploração dos jazigos de gás natural de Pande/Temane, na província de Inhambane.
Segundo a directora da área de suprimentos da empresa, Gilda Muhai, a implementação deste plano resulta do acordo assinado pelo Governo e a Sasol, em Dezembro de 2019, que “preconiza a utilização estratégica dos procedimentos de contratação e aquisição para impulsionar o conteúdo local”.
Neste âmbito, a Sasol oferece mais de 60 oportunidades de contratação de empresas nacionais para áreas de construção e manutenção de infra-estruturas, oferta de serviços nas áreas de catering, transporte, saúde e segurança e manutenção de infra-estruturas sociais, como escolas e hospitais.
Além disso, há oportunidades de contratação de empresas para a prestação de serviços ligados às actividades de exploração e processamento de gás nos poços de Pande e Temane e alguns distritos da província de Inhambane.