O Governo prevê que a reabilitação do Porto de Nacala, na província de Nampula, estará concluída até finais deste ano. O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, revelou que os trabalhos decorrem de forma satisfatória.
A informação foi avançada esta segunda-feira, 17 de Outubro, durante uma visita efectuada ao porto pelo ministro moçambicano, acompanhado de dois ministros da República do Maláui.
“Estamos felizes, porque tudo indica que até Dezembro as obras estarão concluídas. Como podem ver aqui, temos grandes infra-estruturas montadas, grandes equipamentos que vão aumentar muito a produtividade e, certamente, vamos poder absorver mais carga, tanto para Moçambique, como para países como o Maláui”, congratulou-se Magala.
Iniciadas em Julho de 2018, as obras estavam inicialmente previstas para terminar em Julho de 2021. O atraso na conclusão das obras deveu-se, sobretudo, à implementação das medidas restritivas no contexto da pandemia do covid-19.
O porto de Nacala está integrado no Corredor de Desenvolvimento de Nacala e dispõe actualmente de capacidade para processar cerca de 170 mil toneladas de carga diversa.
As obras de reabilitação e modernização do porto estão avaliadas em 273,6 milhões de dólares, financiados pela Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA).
Situado na baía do Bengo, nas águas mais profundas da costa oriental de África com ligações ferroviárias para o interior e exterior de Moçambique, o porto de Nacala dispõe, entre outras vantagens, de condições excepcionais de navegabilidade, o que permite a entrada e saída de navios 24 horas por dia.