O Governo quer revolucionar, nos próximos tempos, a indústria nacional de materiais de construção, através da criação de empresas nacionais capazes de produzir com tecnologias avançadas, como forma de ultrapassar os constrangimentos que afectam o mercado e os clientes no País.
Para o efeito, os Ministérios das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH) e a Indústria e Comércio (MIC) realizaram nesta segunda-feira, 17 de Outubro, em Maputo, uma mesa-redonda, visando identificar medidas concretas para o fomento da habitação e da indústria nacional de produção de materiais.
O evento juntou na mesma sala o Governo, sector privado, instituições de ensino, academias e parceiros de cooperação para discutir a cadeia de valor de produção, importação, revenda, distribuição e utilização de materiais de construção, em Moçambique.
Falando na ocasião, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, disse ao Notícias que o País conta com 807 empresas formais de materiais de construção, com maior concentração na província de Maputo (32%) e províncias de Inhambane e Gaza, Sofala, Manica, Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado.
Por seu turno, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, disse que “a definição da solução em termos de tipo de materiais de construção a usar na obra, a disponibilidade do material no mercado nacional, o preço para a sua aquisição, a tecnologia necessária para a sua produção e utilização e a qualidade do próprio material impactam, em grande medida, no resultado final dos projectos de construção”.
O encontro serviu também para determinar os principais desafios do sector e recolher propostas de soluções estruturantes para a produção nacional de materiais de construção, identificar modelos de apoio e estímulo à industrialização da produção nacional, abordar aspectos sobre a qualidade e a padronização da produção, entre outros pontos.
Portas e janelas em metal, blocos e tijolos, contraplacados, metalurgia de base de ferro e aço, cimento, betão, chapas de zinco, telhas, material eléctrico, metais sanitários, válvulas, tintas, vidros, produtos de vidro e vernizes são alguns dos materiais de construção produzidos em Moçambique.