Mais de 30 milhões de dólares foram disponibilizados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para implementação do programa “Escola na Machamba do Camponês” nas províncias de Nampula e Zambézia.
De acordo com o especialista da FAO, Máximo Jácome, a iniciativa consiste na assistência em insumos agrícolas e transferência de novas técnicas de produção para grupos de camponeses identificados, no sentido de melhorar os níveis de produção, produtividade e comercialização.
No total, são dez distritos abrangidos pela iniciativa “Escola na Machamba do Camponês”, dos quais cinco em Nampula e cinco na província da Zambézia, sendo que o término do mesmo está previsto para 2024.
Recentemente, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura revelou que Moçambique está fora da lista dos países com focos de insegurança alimentar e fome. Segundo a organização, o País está a evoluir positivamente na produção agrícola, mas deve controlar as perdas e desperdícios antes e depois das colheitas.