A multinacional SUEZ anunciou recentemente a aquisição da empresa sul-africana de gestão de resíduos, EnviroServ Proprietary Holdings Limited, e das suas subsidiárias (“EnviroServ”) após ter recebido a aprovação das autoridades locais, em conformidade com os termos anunciados a 9 de Junho de 2022.
Esta aquisição, segundo a SUEZ que opera no continente africano desde 1948, em Marrocos, Egipto, Senegal, Tunísia e Costa do Marfim, vai reforçar a sua posição como líder internacional em actividades de tratamento de resíduos industriais e municipais em África.
“A ambição dos novos accionistas é que a EnviroServ cresça como líder indiscutível dos serviços ambientais na África do Sul e na região, aproveitando as suas fortes capacidades e o apoio da SUEZ para investir em infra-estruturas e operações que contribuam para uma economia circular”, disse o grupo em comunicado.
Para a presidente do grupo, Sabrina Soussan, não há dúvida de que a SUEZ pode alimentar ainda mais o crescimento rentável da EnviroServ com referências adicionais, melhores práticas, inovação e investimentos. “Estou igualmente convencida que as competências, perícia e talentos da equipa irão apoiar o Grupo SUEZ na expansão das suas actividades na África do Sul, bem como noutras geografias”, salientou a Sabrina Soussan .
Por sua vez, o CEO da EnviroServ, Dean Thompson, considerou que a entrega de soluções de resíduos sustentáveis ao mercado africano é uma necessidade crucial para o continente. “Estamos ansiosos pela riqueza de conhecimentos e experiência que os nossos novos accionistas trarão para os mercados de resíduos da África do Sul. Isto irá melhorar ainda mais a nossa oferta de produtos e serviços existentes e criar uma plataforma robusta para a inovação e crescimento”.
A EnviroServ está no mercado de gestão de resíduos sólidos há 43 anos, operando, actualmente, na África do Sul, Moçambique e Uganda.