Moçambique e Ucrânia têm interesse em criar uma relação de amizade, com vista ao alargamento dos laços de cooperação, sobretudo nas vertentes parlamentar e económica.
O interesse foi manifestado, na passada sexta-feira, 14 de Outubro, em Maputo, num encontro que a Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Bias, manteve com uma delegação ucraniana encabeçada pelo primeiro Vice-presidente do Parlamento daquele país, Oleksandr Korniyenko.
Na ocasião, o primeiro Vice-presidente da Assembleia da República, Hélder Ndjonjo, disse que a amizade que se pretende criar vai aproximar os povos dos dois países, assegurando maior desenvolvimento.
O primeiro Vice-presidente do Parlamento ucraniano, Oleksandr Korniyenko, está de visita a Maputo para pedir apoio relativamente à guerra contra a Rússia, conflito sobre o qual Moçambique tem tido uma posição neutra.
Moçambique esteve entre os países que se abstiveram em três resoluções que foram a votos na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) desde a invasão russa da Ucrânia, em 24 de Fevereiro.
A primeira resolução condenou a Rússia pela crise humanitária na Ucrânia devido à guerra, outra suspendeu Moscovo do Conselho de Direitos Humanos e a terceira, que foi a votos na quarta-feira, 12 de Outubro, condenou a anexação de territórios ucranianos pela Rússia, reforçando o isolamento de Moscovo no panorama internacional.