A produção de ilmenite e titânio na areias pesadas de Moma, da Kenmare Resources, situada na província de Nampula, no norte do País, cotada na bolsa de Londres, aumentou a produção em 25% no terceiro trimestre e regressou a uma taxa de exploração anual de 1,2 milhões de toneladas, em resultado de taxas de exploração e de minérios mais elevadas, anunciou o Director Administrativo da Kenmare, Michael Carvill, apontando ao período que terminou a 30 de Setembro.
Os carregamentos aumentaram 48% trimestre após trimestre, sendo que a Kenmare “espera que o quarto trimestre seja o seu melhor do ano, tanto em termos de carregamentos como de produção”, disse Carvill.
“Os preços dos nossos produtos aumentaram novamente no terceiro trimestre e a nossa carteira de encomendas para o quarto trimestre está em grande parte comprometida. No entanto, a procura enfraqueceu durante o trimestre, afectada pelas condições do mercado chinês e europeu. Quanto ao próximo ano, estimamos que a procura de matérias-primas de titânio seja moderada, mas acreditamos que os fundamentos dos nossos mercados de produtos permanecem robustos”, salientou Michael Carvill, citado pelo portal “Mining Weekly“.
A produção de concentrado mineral pesado (HMC) para o terceiro trimestre foi de 443 900 toneladas (t) – um aumento de 7% em comparação com o terceiro trimestre de 2021, devido a um crescimento de 3% no volume de minério escavado e a um incremento de 2% nas qualidades de minério.
A produção de Ilmenite foi de 304 700 t, um decréscimo de 3% em comparação com a produção recorde no terceiro trimestre de 2021.
A produção primária de zircões foi de 17 300 t, um aumento de 10% em comparação com o segundo trimestre, beneficiando do aumento do HMC processado e da melhoria das recuperações.
O total de carregamentos de produtos acabados foi de 285 600 t, um decréscimo de 11% em comparação com o terceiro trimestre de 2021, devido à redução da capacidade de transporte em resultado do transbordo do navio Bronagh J estar em doca seca até finais de Agosto e às más condições climatéricas.
Durante o período em análise, segundo noticia o portal “Mining Weekly”, foram atingidos preços mais elevados de ilmenite e existem contratos para a maioria das vendas do próximo trimestre, apesar de uma procura mais fraca de pigmento de titânio da China e da Europa.
A procura dos produtos de zircónio da Kenmare manteve-se forte no trimestre e assim prosseguiu no quarto trimestre, apoiada por restrições de oferta, embora o mercado global de zircónio esteja a mostrar sinais de fraqueza, particularmente na China, indica a empresa.