Só neste mês de Outubro, já foram roubados cerca de 718 milhões de dólares em criptomoedas, o que eleva para três mil milhões de dólares o total de 2022.
Este deverá, por isso, ser o melhor ano de sempre para os piratas informáticos, já que, no ano passado, foram roubados mais de três mil milhões de dólares, avança a Bloomberg, citando dados da Chainalysis, uma empresa especializada em blockchain.
Os alvos são, maioritariamente, redes descentralizadas e já há registo de 125 ataques em 2022. Com o valor roubado em Outubro a atingir os 718 milhões de dólares em 11 ataques informáticos, este já é o mês com a maior actividade de pirataria informática em registo, segundo a Chainalysis. A empresa estima que só grupos com ligação à Coreia do Norte já tenham roubado, aproximadamente, mil milhões de dólares em criptomoedas.
Recentemente, dois grandes ataques abalaram o sector das criptomoedas: o roubo de cerca de 100 milhões de dólares ao serviço Mango, e dois milhões de moedas Binance no valor de quase 570 milhões de dólares. Em comunicado, a Binance disse que, do total roubado, cerca de 100 milhões de dólares não foram recuperados, enquanto o restante valor ficou congelado.