São já conhecidas as seis startups seleccionadas para o OceanHub Africa (OHA), o primeiro e único acelerador de negócios centrado no impacto do oceano no continente.
Sediada no V&A Waterfront na Cidade do Cabo, África do Sul, o OHA é uma iniciativa catalisadora, que apoia empreendimentos de impacto oceânico através de um programa de aceleração e liderança de um ecossistema global orientado para os oceanos, alimentando uma economia ambientalmente consciente e rentável.
As seis startups foram seleccionadas entre 128 candidatos de 33 países e incluem a SeaH4 da África do Sul, que oferece ao sector marítimo uma alternativa aos combustíveis fósseis para descarbonizar à escala; a Happy Pads da Etiópia, que desenvolve produtos de higiene ecológicos para mulheres; e a Eja-Ice da Nigéria, que oferece sistemas de refrigeração movidos a energia solar e serviços de cadeia de frio a pescadores de pequena escala.
A coorte é completada pela Kumbatia Seafood do Quénia, que fornece aos pescadores de pequena escala capacitação, acesso ao mercado, instalações de cadeia de frio e soluções de financiamento; a Nigeria’s Think Bikes, que fabrica bicicletas com cargas eléctricas concebidas para satisfazer as necessidades das pequenas empresas em vários sectores; e a Scrapays, também da Nigéria, que oferece um serviço de gestão de resíduos que fornece aos indivíduos o apoio para iniciar, crescer e escalar os seus negócios de mini-reciclagem.
As seis startups foram seleccionadas entre 128 candidatos de 33 países
As startups participaram num bootcamp híbrido durante a semana de 19 a 24 de Setembro, com enfoque no desenvolvimento de capacidades, aprendizagem entre pares e criação de laços. Os empresários seleccionados receberam formação da equipa OceanHub Africa e foram ouvidos por oradores especializados convidados.
Durante os próximos meses, as startups seleccionadas receberão mais apoio da equipa do acelerador, mentores e parceiros, para fazer crescer os seus negócios através do desenvolvimento de produtos, acesso a conhecimentos empresariais, de engenharia e científicos, acesso a líderes de mercado e serviços práticos de parceiros empresariais.
No próximo ano, durante a Cimeira da Ocean Innovation Africa, as startups seleccionadas irão graduar-se no programa de aceleração e tornar-se parte do grupo de alumni do OHA, que, por sua vez, propocionará acesso a mais mentoria, angariação de fundos e oportunidades de networking, quando aplicável.