Já não basta ter uma conta LinkedIn. Especialistas e profissionais que estão a navegar na popularidade do Tik Tok explicam como utilizar a plataforma para se promover profissionalmente.
O seu currículo é óptimo mas, actualmente, já não se pode passar sem um pouco de dança. Um vídeo da actriz brasileira Lara Santana, que simula uma entrevista de emprego na era do TikTok, ironiza com a necessidade de ter uma presença nas redes sociais para se conseguir uma posição no mercado.
Mas não se trata apenas de dançar. Profissionais de diferentes áreas, desde cirurgiões e empresários a grandes executivos, estão a utilizar a plataforma como vitrine profissional. Os profissionais que já estão a utilizar a popularidade da aplicação explicam até onde chegaram com esta exposição e os especialistas avaliam se a produção de conteúdos no TikTok pode, de facto, beneficiar a carreira e explicar como utilizar a plataforma – para além das pequenas danças – para se promoverem profissionalmente.
O topo do escalão no TikTok
Aqueles que utilizam a aplicação frequentemente podem já ter seguido um pouco da vida diária ou da aparência de Karla Marques Felmanas, vice-presidente da Cimed (a quarta maior indústria farmacêutica do Brasil), que se juntou à TikTok há quatro meses para se aproximar de empregados e clientes. “As pessoas estão curiosas em saber como é a rotina na Cimed e a de um executivo como eu”.
Há ainda poucos líderes que utilizam esta rede, como Karla e o seu irmão João Adibe Marques, CEO da Cimed, que aconselha os líderes a tirarem partido desta possibilidade. “Os grandes executivos podem utilizar as redes para ampliar os seus conhecimentos, e aqueles que estão a começar podem ter acesso a isso”.
Segundo Cadu Altona, sócio fundador da consultora de headhunting EXEC, este pode ser um terreno para se destacar e ajudar a construir a marca do empregador. “Se for bem usada, é possível criar uma imagem mais humana e jovial para a sua liderança a partir de uma plataforma como o TikTok”.
Embora a nova rede social ainda não tenha desvendado a preferência do mundo empresarial pelo LinkedIn, ela pode revelar outros aspectos e aumentar a relevância de um profissional entre as camadas mais jovens da população. “O crescimento do TikTok nos últimos anos é inquestionável e, dependendo do seu perfil, pode criar uma imagem mais apelativa e atrair o público com ADN digital”.
O TikTok é uma das redes favoritas dos jovens e tem subido na popularidade da geração Z, de acordo com um inquérito do Pew Research Center. O aplicativo tem um bilião de utilizadores e foi o mais descarregado do mundo no primeiro trimestre de 2022 nas lojas Apple e Google, com mais de 175 milhões de downloads. A plataforma já está a influenciar o universo profissional e foi responsável pela viralização do termo #QuietQuitting, que tem 156,2 milhões de visualizações.
Benefícios para a carreira
Para Raphael Rezende, conhecido nas redes como Rapha do RH, não há nenhum profissional que não deva aderir ao TikTok hoje em dia. Após deixar a sua carreira como advogado e ter sido chefe de recrutamento durante sete anos em startups, como a mLabs, uma plataforma de gestão de redes sociais, Rezende percebeu como é difícil para os profissionais comportarem-se durante os processos de selecção e hoje, para além de ministrar cursos para as mulheres subirem nas suas carreiras, dá dicas de carreira no TikTok, onde tem mais de 200 mil seguidores, quase dois milhões de likes e vídeos com mais de quatro milhões de visualizações.
A criação de conteúdos, segundo Rapha, pode ser um diferencial para os profissionais no início da sua carreira ou num momento de transição. A plataforma testou, durante um mês, nos EUA, os currículos TikTok, em que os utilizadores podiam criar currículos na aplicação e estar ligados a vagas de emprego.
Rezende reconhece que profissionais de sectores mais tradicionais têm alguma resistência em produzir conteúdos nas redes, mas reforça a importância desta exposição. “Actualmente, para escalar o seu negócio e atrair mais clientes, é necessário estar na rede social”.
O actor e professor de inglês Tiago Rocha começou a produzir conteúdos humorísticos para ensinar inglês no TikTok em Janeiro, mas desde 2020 que já estava a fazer vídeos para o Instagram, onde tinha dificuldade em conseguir mais seguidores. Nos últimos 30 dias, Rocha passou de 130 mil seguidores para 587 mil e 20 dos seus vídeos atingiram um milhão de visualizações.
É agora um embaixador do programa “Vem Comigo”, criado pelo TikTok para ajudar os empresários na plataforma. “Fiquei surpreendido com a resposta da audiência e ao perceber que o TikTok seria uma ferramenta para impulsionar o meu negócio”.
A criação de conteúdos leva tempo e pode ser vista apenas como mais um dia de trabalho. Mas, no seu caso, o esforço converteu-se em vendas. Da última turma que Rocha fechou, 65% dos alunos vieram do Tiktok.
Qualquer vídeo pode viralizar na plataforma, uma vez que não depende do número de seguidores ou “gostos” para aparecer na página principal. No Instagram, também é possível conectar-se com potenciais clientes, mas, segundo Rezende, são ambientes diferentes que coexistem.
Ronaldo Marques, chefe de parcerias de conteúdo no TikTok Brasil, dá algumas dicas sobre como utilizar a aplicação para promoção profissional.
1. Foco na narração de histórias
Conte uma história para chamar a atenção do seu público. Mostre o lado divertido da sua marca ou empresa e pense mais sobre como o seu vídeo será visto pelas pessoas.
2. Seja criativo
Experimente características tais como música e locuções para transmitir a sua opinião. Inspire-se nas tendências da plataforma. Em qualquer indústria há certamente situações engraçadas ou curiosas que podem ser utilizadas para envolver conteúdos.
3. Oriente-se para a plataforma
Explore e tire partido das ferramentas do aplicativo. E lembre-se que o TikTok é uma plataforma de vídeo que atrai largamente um público diversificado. Faça o conteúdo em ecrã inteiro e vertical.
4. Concentre-se na velocidade, não no perfeccionismo
Não se preocupe em tornar o seu conteúdo perfeito – apenas seja autêntico para a sua marca e rápido. Embarque em tendências e crie no momento.
5. Tire partido da sua singularidade
O TikTok é uma grande plataforma para envolver e alcançar uma audiência diversificada que, muitas vezes, não é atraída pela publicidade tradicional. Portanto, quando se trata de criar conteúdo, sempre que possível, seja autêntico e esteja atento às tendências que acontecem na plataforma.
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