A empresa Ncondezi Energy anunciou na quinta-feira, 29 de Setembro, que os resultados iniciais de um estudo de viabilidade da sua proposta de projecto integrado de energia solar de 300 megawatts na província de Tete indicam que existe luz solar suficiente com a primeira energia possivelmente disponível para a rede eléctrica já em 2024.
Numa declaração, citada pelo portal de notícias Clubofmozambique.com e divulgada através da Bolsa de Londres, a empresa revela que estudos preliminares confirmaram um recurso solar de 1.980 kWh/m2 que descreve como “excelentes resultados de irradiação”. Acrescenta que “o rendimento energético superior a 2.000kWh/kWp confirma o potencial de desempenho de topo”.
De acordo com o director executivo da Ncondezi, Hanno Pengilly, “os resultados iniciais do estudo do projecto solar são muito positivos, confirmando a excelente localização do projecto para a geração solar, sem identificação de ‘red flags’ (‘bandeiras vermelhas’)”.
“Com a conclusão do estudo de viabilidade no caminho certo, para o final de Outubro de 2022, o próximo passo será a finalização do conceito, concepção e modelo financeiro do projecto solar. Estes confirmarão a oferta tarifária para potenciais parceiros não contratantes. Começaram as discussões iniciais com múltiplos potenciais parceiros offtaker e acreditamos que seremos capazes de oferecer uma solução energética atractiva através da rapidez de execução e preços tarifários competitivos”, disse Hanno Pengilly, citado pelo Clubofmozambique.
A Ncondezi planeia ligar o projecto à rede de Moçambique com clientes também provenientes da Pool de Energia da África Austral (SAPP, na sigla em inglês) e salienta que “está concentrada em fornecer energia fiável e acessível a Moçambique para satisfazer a crescente procura.”
A empresa destaca o seu papel no cumprimento da estratégia energética do Governo moçambicano de fornecer acesso universal à electricidade até 2030, acrescentando que “os nossos projectos forneceriam energia fiável e disponível, ajudando a colmatar a lacuna infra-estrutural da região e servindo de catalisador para o desenvolvimento económico”.
O Projecto Solar será localizado no âmbito da concessão mineira Ncondezi 5967C, que abrange mais de 25 000 hectares nos distritos de Moatize e Chiuta na província de Tete.