O Governo alemão vai disponibilizar 480 milhões de meticais para a conservação de recursos costeiros e marinhos, nos distritos de Mossuril e Memba, na província de Nampula, no Norte do País.
O financiamento enquadra-se na implementação do projecto denominado Futuro Azul, que tem em vista a melhoria das condições de vida das comunidades residentes nas zonas costeiras.
O oordenador Futuro Azul em Mossuril, Carlos Meirinho, disse, citado pela Rádio Moçambique, que com a implementação da iniciativa serão criadas zonas de protecção marinha.
O projecto terá a duração de cinco anos e, através do financiamento disponibilizado pela Alemanha, de 7,9 milhões de euros (cerca de 480 milhões de meticais) vai apoiar a pesca artesanal sustentável, criando modos de vida alternativos e contribuir para o restauro de ecossistemas marinhos em Memba e Mossuril.
A iniciativa tem como parceiros a Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (uma associação moçambicana), o Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Eduardo Mondlane e o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, representado pelo ProAzul que irá apoiar a biodiversidade marinha e a pesca artesanal sustentável