Os governos da Moçambique e da Tanzânia estão a trabalhar no sentido de melhorar a partilha de informações sobre questões de segurança, bem como no que diz respeito à formação no âmbito das operações conjuntas em prol da paz.
A informação foi avançada esta quinta-feira, 29 de Setembro, em Maputo, pelo ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, durante a abertura oficial da IV Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança entre Moçambique e a República Unida da Tanzânia.
Chume afirmou que a actual conjuntura e dinâmica de desenvolvimento coloca, aos dois países, novos desafios em matéria de segurança, “com vista a prevenir e combater a criminalidade transnacional organizada nas suas diferentes formas, com destaque para o terrorismo, tráfico de drogas e de seres humanos e branqueamento de capitais”.
Assim, prosseguiu o governante, nesta IV Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, “somos chamados a avaliar o grau de implementação das decisões que tomámos na última Sessão deste Fórum, reflectindo em relação aos mecanismos adoptados para a sua concretização, bem como em relação aos resultados alcançados”.
Por seu turno, Stergomena Lawrence Tax, ministra da Defesa da Tanzânia, afirmou que o encontro visava complementar o memorando assinado pelos dois ministérios na semana passada, além de ser uma outra oportunidade para ambos os países reforçarem a cooperação nas áreas da paz e segurança, especialmente no que se refere às questões que passam por uma concertação de esforços.
“Espero que reunião nos permita finalizar instrumentos cruciais para a implementação do memorando de entendimento sobre paz e segurança que foi assinado a 21 de Setembro”, destacou a ministra da Tanzânia.