O portal de notícias inglês Youinvest.co.uk avançou, na tarde desta quinta-feira, 29 de Setembro, que as acções da Pathfinder Minerals PLC aumentaram depois de ter conseguido um acordo para vender a sua subsidiária integral IM Minerals Ltd, bem como os direitos de reclamar uma licença de exploração mineira em Moçambique.
Segundo o portal, as acções da empresa subiram 48% 78 cêntimos de libra (53 meticais) cada uma em Londres, na tarde desta quinta-feira.
A Pathfinder refere que o acordo de opção foi celebrado com Acumen Advisory Group LLC, um especialista em recuperação de activos sediado em Delaware, EUA.
Caso o acordo se concretize, a Acumen pagará à Pathfinder dois milhões de libras esterlinas para comprar IM Minerals e os direitos de intentar uma acção contra o Governo de Moçambique pela expropriação de uma concessão mineira no País.
O portal refere ainda que a Acumen também tem de confirmar que obteve pelo menos 15 milhões de dólares em financiamento e que envidará os seus “melhores esforços para levar o pedido a uma conclusão satisfatória dentro de cinco anos”. Fará, então, um pagamento contingente à Pathfinder de 24 milhões de dólares, ou 20% das recuperações líquidas, caso o pedido de licença seja concedido.
A Pathfinder tem vindo a lutar para recuperar a licença de exploração mineira há já vários anos. A empresa perdeu a licença em 2011, quando as concessões mineiras foram consolidadas e atribuídas à Pathfinder Mocambique SA, que não está filiada na Pathfinder Minerals.
A Acumen tem até 30 de Dezembro para entrar no acordo.
O chefe do Executivo Peter Taylor revelou que “esta transacção, se concluída, assegurará que a força total de uma reclamação atempada e bem financiada seja apresentada contra o Governo de Moçambique e que a Pathfinder possa participar muito consideravelmente em qualquer vantagem financeira que tenha sido independentemente avaliada como valendo entre 110 milhões e 1,5 mil milhões de dólares”.
Separadamente, o Pathfinder disse ter entrado num empréstimo sem garantia até 20 000 libras com uma “instituição financeira autorizada pela FCA”.