O Presidente sul-africano e do partido ANC, Cyril Rmaphosa, reitera que o seu país vai continuar a lutar lado-a-lado com Moçambique no combate ao terrorismo, em Cabo delgado.
Falando por vídeo-conferência, em saudação ao presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, e ao XII Congresso do partido, o Presidente da África do Sul sublinhou que esta determinação em continuar a apoiar Moçambique na luta contra o terrorismo resulta dos laços históricos existentes entre os dois países.
“Moçambique consentiu enormes sacrifícios para que a nossa luta avançasse. Queremos assegurar-vos que iremos estar nas mesmas trincheiras convosco à medida que Moçambique vai enfrentando desafios de segurança, como África do Sul e, na verdade, como SADC”, disse Cyril Ramaphosa citado pela Rádio Moçambique.
Este sábado, os participantes do XII Congresso da Frelimo, que decorre na Matola, província de Maputo, defenderam a continuidade do trabalho árduo na capacitação material das Forças de Defesa e Segurança (FDS) para o combate ao terrorismo em Cabo delgado.