A empresa nigeriana Edusko desenvolveu um mercado de educação que liga as famílias às escolas privadas e apoia-as com financiamento para proporcionar aos seus filhos uma educação de qualidade, independentemente do seu estatuto económico.
Fundada por Jide Ayegbusi e Bukola Owobello, em 2016, como uma plataforma de listagem de escolas, a Edusko entrou num mercado de educação de pleno direito em 2020. Para os pais, ajuda a ligar os seus filhos a escolas de qualidade bem como no acesso a financiamento, enquanto para as escolas privadas da Nigéria ajuda a aumentar as suas matrículas com pouco ou nenhum orçamento de marketing.
“Por exemplo, as escolas recrutam mais de 70% dos seus alunos com menos de 10% do seu orçamento de marketing na nossa plataforma. Os pais recebem até 40% de desconto nas propinas escolares e podem aceder facilmente a empréstimos e artigos de papelaria com juros baixos”, disse Ayegbusi.
“Nas próximas três décadas nascerá mais de um bilião de crianças na África Subsaariana. A procura por educação continuará a aumentar, assim como a proliferação de más escolas, enquanto as boas serão inacessíveis para a classe média. Fundámos a Edusko para colmatar esta lacuna”.
Até à data, a startup listou cerca de 4500 escolas privadas e mais de 50 000 pais utilizaram a plataforma para colocar os seus filhos em escolas adequadas.
“Temos utilizadores em 36 Estados da Nigéria”, disse Ayegbusi. “Estamos a abrandar a listagem neste momento e concentrámo-nos na activação e conversão para aumentar significativamente as nossas receitas”.
“Estamos actualmente a operar na Nigéria, mas ansiosos pela expansão para o Gana, Quénia, Uganda, África do Sul e Egipto nos próximos cinco anos. Esperamos que o mercado cresça significativamente nos próximos anos, uma vez que as famílias da classe média, que são os principais motores do mercado, continuam a expandir-se e, cada vez mais, vêem os seus filhos como o seu activo mais importante. Estamos a visar 10% do mercado em oito anos”, disse Ayegbusi.