Estas cinco produções carregam mensagens relevantes para inspirar aqueles que têm o seu próprio negócio. Empreender não é uma tarefa fácil. Gerir a própria empresa tem os seus altos e baixos, e sempre é bom contar com incentivos para seguir em frente. Com isso, assista, se puder, a estes cinco filmes para se inspirar no seu trabalho.
A Rede Social (2010)
Cheia de acasos, deslizes, erros e disputas judiciais, a criação de uma das maiores redes sociais do mundo não foi fácil. Protagonizado por Jesse Eisenberg no papel de Mark Zuckerberg, “A Rede Social” conta a história da invenção do Facebook num quarto da Universidade de Harvard. Além disso, o filme apresenta também Eduardo Saverin (Andrew Garfield), que ajudou na fundação do site e, após uma longa disputa judicial, tornou-se o homem mais rico do Brasil.
“A Rede Social” recebeu seis indicações ao Óscar de 2010, vencendo nas categorias de Melhor Argumento Adaptado, Melhor Banda Sonora e Melhor Edição.
Joy: O Nome do Sucesso (2015)
Dirigido por David O. Russell,“Joy: O Nome do Sucesso” apresenta Joy Mangano (Jennifer Lawrence), uma mãe solteira com dificuldades financeiras e muito desacreditada, que resolve investir na sua inusitada invenção: um eficiente esfregão. O filme mostra o caminho trilhado por Joy até atingir o sucesso e criar um bilionário império que a faz mudar de vida. Lançada em 2015, a produção conta ainda com nomes como Robert De Niro, Bradley Cooper, Édgar Ramírez, entre outros.
Ford vs Ferrari (2019)
Protagonizado por Matt Damon e Christian Bale, “Ford vs Ferrari” conta a história de quando a marca automóvel Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas por forma a ganhar o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeã maior em várias corridas. Para tal, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar a sua equipa, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a direcção da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto desportivo.
O filme recebeu dois Óscares no ano do seu lançamento, nas categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Montagem, além de ter sido indicado para Melhor Filme e Melhor Mistura de Som.
À Procura da Felicidade (2006)
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas de manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, resolve partir. Chris agora precisa de cuidar do seu filho Christopher (Jaden Smith), de apenas cinco anos, e equilibrar a vida financeira da família. Após passar por apuros e não conseguir um emprego que lhe pague o suficiente para cuidar do filho, ambos passam a dormir em abrigos, estações de comboio e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança que dias melhores virão.
Jerry Maguire: A Grande Virada (1996)
Dirigido por Cameron Crowe e protagonizado por Tom Cruise, o filme apresenta um agente desportivo de sucesso que acaba demitido do seu emprego após propor um tratamento mais humano aos seus clientes. Depois de perder o seu trabalho, os seus clientes e a sua mulher, ele tenta reconstruir a vida do zero, tendo, agora, um único cliente: um reserva de uma equipa de futebol americano chamado Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.), que luta para tornar-se um verdadeiro craque. O filme foi indicado para cinco Óscares e obteve o prémio de Melhor Actor Secundário atribuído a Cuba Gooding Jr..