O Governo do Maláui proibiu a confecção de alimentos em cerimónias fúnebres e casamentos para conter o alastramento da cólera que já fez 91 óbitos no país.
Está igualmente interdita a venda de comida em locais impróprios e foi lançada uma forte inspecção sobre os restaurantes.
De acordo com a Rádio Moçambique, os conselhos autárquicos foram mobilizados para distribuir água tratada em camiões-cisterna para os locais onde há crise de água.
Paralelamente, equipas multissectoriais desdobram-se pelos 19 distritos afectados pelo vibrião colérico para a educação das comunidades sobre as boas maneiras de tratamento de alimentos de consumo imediato.
Nos pontos de entrada para o país e nas fronteiras interdistritais foram colocadas equipas de saúde para a desinfecção das mãos e dos pés a todas pessoas que estiverem em trânsito.
A ministra de Água e Saneamento do Meio, Abida Mia, anunciou o início de um projecto de canalização gratuita de água nos centros urbanos para as famílias de baixa renda, com vista a facilitar o acesso à água potável.
O Governo espera que estas medidas venham travar a propagação da cólera antes do início da época chuvosa, altura em que a situação poderá agravar-se.
As medidas que incluem a administração de uma vacina oral anti cólera serão implementadas até que a situação se normalize. Actualmente o país está com um cumulativo de 2874 casos da doença e 58 pacientes internados em centros de tratamento da cólera.