A TotalEnergies anunciou esta segunda-feira, 19 de Setembro, que aprovou a decisão final de investimento para o desenvolvimento do gás Fénix, localizado a 60 km da costa da Terra do Fogo, no sul da Argentina, para o qual vai destinar cerca de 706 milhões de dólares para o início da sua exploração em 2025.
O projecto vai ser operado pela TotalEnergies através da subsidiáriaTotal Austral, tendo uma participação de 37,5%. A WintershallDea detém os restantes 37,5% e a Pan American Sur tem 25% do projecto.
A empresa dá conta de que será desenvolvido através de três poços horizontais, perfurados a partir de uma nova plataforma não tripulada a 70 metros de profundidade. O gás vai ser transportado através de um gasoduto de 35 km até à plataforma de Véga Pleyade operada pela TotalEnergies e tratado em terra nas fábricas de Rio Cullen e Cañadon Alfa, também operadas pela empresa.
As previsões para o início da produção, em 2025, são de dez milhões de metros cúbicos por dia de gás natural (70 000 barris diários do equivalente a petróleo).
“Este último desenvolvimento demonstra a capacidade da TotalEnergies em alavancar a sua carteira de hidrocarbonetos com projectos que têm baixos custos técnicos e baixas emissões, que podem ser rapidamente postos a funcionar aproveitando sinergias com as instalações existentes”, diz David Mendelson, vice-presidente sénior para as Américas da TotalEnergies Exploration & Production.
“O projecto Fénix contribuirá para manter os nossos níveis de produção em Tierra del Fuego e assegurar o fornecimento ao mercado de gás argentino. (…) Beneficiará das tecnologias da empresa para baixar a intensidade de carbono, tais como a instalação de parques eólicos e sistemas de recuperação de calor”, detalhou o responsável.