O Job Crafting consiste na postura do profissional que transforma o seu trabalho para que se alinhe mais com os seus propósitos e valores. Dessa forma, ele consegue dar novos sentidos às suas funções.
Através desta prática é possível que o colaborador se sinta com mais controlo sobre as suas actividades e desenvolva uma ligação afectiva com a empresa. Ter esse tipo de ligação potencializa o engajamento do colaborador e leva à conquista de resultados mais positivos, revela o IBC Coaching.
Com esta estratégia não é necessário mudar o colaborador de função para que se sinta mais produtivo e motivado. A ideia central é estimulá-lo para que altere a sua percepção e, assim, “personalize” determinados aspectos do seu trabalho.
Quando existe identificação do profissional com as suas actividades, ele deixa de entender o trabalho apenas como uma obrigação. O Job Crafting altera a visão de que o trabalho é algo que se faz meramente por dinheiro.
Como surgiu o conceito de Job Crafting?
O termo foi criado a partir do estudo realizado por Jane Dutton e Amy Wrzesniewski. As pesquisadoras tinham como foco analisar as profissões que eram vistas como desvalorizadas. Ao longo dessa pesquisa identificaram que alguns profissionais transformavam as suas funções para lhes dar mais sentido.
Benefícios do Job Crafting
Ter uma postura proactiva e positiva em relação ao próprio trabalho é algo que oferece uma série de vantagens para as empresas. Trabalhar em algo que tem um significado faz com que o profissional não se sinta limitado pelas suas funções e se coloque em movimento para crescer com a empresa.
1. Produtividade
O colaborador que agrega um significado para as suas actividades profissionais sente-se mais motivado a produzir. Um dos reflexos naturais dessa postura é o aumento da produtividade. O IBC Coaching realça que esse aumento não se dá somente em termos de quantidade, mas também de qualidade.
Ter um compromisso pessoal com o trabalho é fundamental para que o indivíduo se sinta mais motivado a realizar todas as actividades. É até natural que se observe uma mudança de postura com o aumento da proactividade. O próprio colaborador pensa em formas de fazer mais tarefas significativas.
2. Reforço do sentimento de equipa
Ao enxergar o seu esforço como algo significativo e relevante, o colaborador compreende que faz parte de algo maior. Nasce um sentimento mais profundo de pertença e de equipa. O compromisso com as tarefas individuais e colectivas é decisivo para que a empresa alcance o sucesso nos seus projectos.
Os profissionais conseguem trabalhar uma ideia mais focada nos resultados colectivos, evitando que se criem subgrupos ou um sentimento de individualismo. Construir um vínculo forte entre os membros da equipa é o segredo para fazer mais com mais qualidade.
3. Ambiente organizacional positivo
A satisfação com as próprias actividades e uma relação harmoniosa com os colegas contribui para que o ambiente organizacional se torne mais positivo. Empresas que apresentam ritmo de crescimento geralmente são aquelas que possuem um ambiente organizacional saudável.
Os colaboradores conseguem focar-se nas suas tarefas por não estarem voltados para discordâncias e situações picuinhas. A construção de um ambiente positivo faz com que os colaboradores não se sintam tristes em ir para o trabalho.
4. Redução do turnover
A taxa de turnover (rotatividade) é mais alta quando os colaboradores não estão satisfeitos com as suas actividades. Contudo, nem sempre o problema está nas actividades do cargo. Encontrar no trabalho uma actividade gratificante permite ter mais vontade de permanecer. Logo, a estratégia de Job Crafting é uma grande aliada do sector de Recursos Humanos quando o assunto é reter talentos e diminuir a rotatividade.
5. Aumento da competitividade
Para uma empresa ser competitiva num mercado repleto de bons concorrentes é fundamental ter um capital humano forte e valorizado. Os profissionais são a alma do seu empreendimento e são eles que ajudarão a elevar o nível dos projectos corporativos. Então, é crucial que estejam verdadeiramente engajados – mais do que um bom salário (que também é essencial) é necessário focar na construção de um significado.
Há cada vez mais a ideia de que é fundamental ter uma razão por que trabalhar dia após dia. Os profissionais que compõem a sua equipa devem ter um compromisso verdadeiro com aquilo que estão a fazer para se satisfazerem verdadeiramente com seu trabalho.
Como pode a empresa estimular o Job Crafting?
As companhias têm um papel determinante para o estímulo do Job Crafting entre os seus colaboradores. O primeiro ponto é entender que numa empresa nenhum colaborador está isolado. Dessa forma, as atitudes da desta devem estar alinhadas com as práticas de cada funcionário. O trabalho somente fluirá como deve se houver esse encontro de atitudes e posturas.