O primeiro serviço de comboios de hidrogénio começou a funcionar na Alemanha, numa estreia mundial. A linha ferroviária 100% hidrogénio estreou na pequena cidade de Bremervörde, perto de Hamburgo.
No total, haverá 14 veículos que substituirão as locomotivas diesel no norte do país em quase 100 quilómetros de via. Para além de Bremervörde, a linha regional serve as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven e Buxtehude.
O primeiro modelo Coradia iLint foi testado em 2018, pelo facto de os comboios estarem em desenvolvimento há anos pela companhia francesa Alstom. Esperava-se que a frota fosse lançada em 2021, mas a pandemia atrasou os planos. Em Agosto deste ano, a operação começou finalmente a ser implementada.
Para além da eliminação da geração de poluentes, os novos comboios têm a vantagem de ter um alcance de mil quilómetros, o que significa que só precisam de ser reabastecidos uma vez por dia. Outro ponto importante é que a cidade de Bremervörde tem uma fábrica local de hidrogénio verde.
Aqueles que vivem perto da estação de comboios também desfrutarão de maior silêncio, uma vez que as novas carruagens operam com um baixo nível de ruído e ar mais limpo. O Coradia iLint liberta apenas vapor de água e condensação. O modelo está equipado com células de combustível que convertem o hidrogénio e oxigénio armazenados a bordo no ar em electricidade, eliminando, assim, as emissões poluentes relacionadas com a propulsão.
Mobilidade descarbonizadora
Em muitos países o número de comboios a diesel em circulação é ainda elevado – mais de quatro mil na Alemanha, por exemplo. Apesar dos numerosos projectos de electrificação em vários países, uma parte significativa da rede ferroviária europeia permanecerá não electrificada a longo prazo. Segundo a Agência France Press, este é o caso na Alemanha, por exemplo, porque são, sobretudo, os comboios regionais e rurais que não geram receitas suficientes para justificar a dispendiosa transição para comboios eléctricos.
O hidrogénio torna-se uma opção para estas linhas ferroviárias porque requer menos infra-estruturas. Ao mesmo tempo, as instalações de hidrogénio começam a surgir em todo o continente europeu, pelo que a compra de comboios é o maior obstáculo financeiro para fazer a transição. Este último ponto é também significativo: a nova frota custou 93 milhões de euros e, em troca, evitará a geração de 4400 toneladas de CO2 por ano.
Para além da Alemanha, a Alstom assinou contratos de fornecimento de comboios de hidrogénio na França e na Itália. Segundo a empresa, o Coradia iLint foi também testado com sucesso noutros países como a Áustria, Holanda, Polónia e Suécia.
O Coradia iLint ganhou o Prémio Alemão de Design de Sustentabilidade 2022, que reconheceu soluções técnicas e sociais, que são particularmente eficazes na condução de transformações em termos de produtos sustentáveis, produção, consumo ou estilo de vida em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas.