O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, instou Maria Majimeja, empossada esta terça-feira, 13 de Setembro, no cargo de administradora do Banco de Moçambique, a empenhar-se no aprimoramento dos instrumentos da política monetária bem como na aceleração da transformação digital e mitigação dos riscos cibernéticos.
Espera-se igualmente da empossada a dinamização do processo de digitalização da economia, em particular dos sistemas de pagamento com vista a reduzir os custos de transacção e melhorar a eficácia dos mesmos.
Para além disso, o Primeiro-Ministro apelou à responsável que procedesse ao delineamento de estratégias para a contínua promoção da bancarização da economia e aumento dos níveis de inclusão financeira no País por forma a promover um maior acesso dos serviços financeiros a todos os segmentos da população.
De acordo com Maleane, citado pelo jornal Domingo, a nomeação de Majimeja acontece em reconhecimento da sua longa experiência, de quase três décadas, ao serviço do Banco de Moçambique, bem como da competência técnica demonstrada nas diferentes funções que assumiu durante a sua carreira.
Na mesma ocasião, Adriano Maleiane reconheceu o trabalho realizado por Felisberto Dinis Navalha, administrador cessante na instituição bancária nacional, destacando a sua contribuição na promoção dos valores da cultura institucional.