O ministro dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), Carlos Zacarias, anunciou na passada sexta-feira, 9 de Setembro, que o início da exportação do gás natural liquefeito (GNL) da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, está para breve.
Falando aos jornalistas em Pemba, depois de visitar a plataforma flutuante Coral Sul, Carlos Zacarias assegurou que as actividades de comissionamento da mesma já terminaram e que, neste momento, decorrem os trabalhos preparatórios para o início da produção de gás que, “depois da liquefacção, não pode permanecer por muito tempo, pelo que deverá ser exportado de seguida, o que, se tudo continuar a correr conforme o programado, vai acontecer em breve”.
Questionado sobre a avaria verificada recentemente na plataforma, situação ocorrida de acordo com informação veiculada por alguma imprensa, Carlos Zacarias desmentiu que tivesse acontecido, afirmando que “não houve avaria como tal. Como sabemos, este é um projecto muito complexo, com várias componentes e, no decurso da actividade de comissionamento e testagem dos equipamentos para o início da produção, verificou-se que era necessário acertar alguns aspectos “, explicou o ministro.
A visita à plataforma do projecto Coral Sul FLNG, segundo explicou o governante, ocorreu no âmbito do cumprimento das actividades previstas no Plano Económico e Social do sector para este ano.
“Havíamos planificado com o operador a visita e acompanhamento das actividades do projecto Coral Sul que, como todos sabemos, chegou em Janeiro. Desde então que houve várias actividades implementadas e, enquanto Ministério, não tínhamos tido oportunidade de lá estar”, detalhou Zacarias.
Relativamente ao projecto da Total, suspenso por razões de força maior, Carlos Zacarias assegurou que as condições de segurança na área de operações do projecto melhoraram bastante e que ainda este ano o operador poderá retornar ao local para acções subsequentes.
O projecto Coral Sul é operado pela petrolífera italiana Eni Rovum Basin. Durante a fase de produção espera-se que possa liquefazer cerca de 3,4 milhões de toneladas de gás por ano.