A gigante multinacional sul-coreana de electrónicos LG criou o LG Art Lab, o seu marketplace de NFTs para comprar, vender e até consultar e apreciar as obras de arte digitais adquiridas, sem abandonar o televisor no centro da sala de estar.
A Samsung revelou em Janeiro deste ano, durante a maior feira de electrónicos – a CES 2022 – que os seus televisores passavam a oferecer uma montra e marketplace para NFTs. O objectivo era ajudar os seus utilizadores não só a comprarem e venderem os activos digitais, como a utilizarem o próprio televisor como montra do seu espólio. A LG tem planos idênticos e revelou também a criação do seu marketplace de NFTs chamado LG Art Lab.
Segundo o portal Sapo, o conceito é o mesmo, baseando-se numa aplicação integrada no sistema operativo webOS 5.0 da LG, ou disponível para download no ecrã principal do televisor. A LG referiu que os Estados Unidos vão ser o primeiro país a receber o serviço e os primeiros NFTs estarão disponíveis no dia 22 de Setembro, através de “drops”, com itens digitais de aspecto metálico, criados pelo escultor Barry X Ball.
O portal de notícias The Verge realça que para comprar os itens NFT basta fazer o scan do código QR que aparece no ecrã e depois abrir a carteira de pagamentos no smartphone para completar a transacção. Os utilizadores precisam de ter saldo em USD Coin, uma stablecoin apegada ao dólar dos Estados Unidos.
Já a plataforma da LG para os NFT foi construída em Hedera, uma rede que não opera em blockchain, mas numa tecnologia alternativa chamada hashgraph. A LG é uma das 39 empresas que servem de membros governativos da rede Hedera, referida como um sistema mais rápido e mais eficiente para transacções do que o blockchain. Gigantes como a Google, IBM e Ubisoft são algumas das envolvidas na plataforma descentralizada.
Rede Hedera
O objectivo da LG é promover trabalhos digitais em NFT de artistas, adicionando à sua montra novidades todos os meses. O sistema da fabricante coreana pretende remover mais obstáculos entre as colecções de NFT e as suas vendas. Da mesma forma que os utilizadores dos modelos compatíveis também podem aceder à nova arte digital a partir do ecrã. A empresa promete também que a plataforma vai servir como filtro para curar as obras colocadas à venda.