Pasi William Sachiti é um empresário zimbabueano que está a construir veículos autónomos no Reino Unido, utilizando uma combinação de robótica avançada e tecnologia de veículos sem condutor.
Em Julho de 2019, no Festival de Velocidade de Goodwood no Reino Unido, Pasi Sachiti lançou o Kar-go, o primeiro veículo de auto-condução legal de entregas da Europa. A sua empresa, Academy of Robotics, tornou-se a primeira do Reino Unido a ter um veículo feito para ser autónomo aprovado pela Driver and Vehicle Standards Agency daquele país.
Os veículos foram desenvolvidos em colaboração com a autoridade de licenciamento de veículos do Reino Unido, a DVLA, para viajar nas estradas até cerca de 96km/h.
Sachiti partilhou a sua visão de tornar a tecnologia Kar-go disponível em todo o mundo. Segundo ele, foi necessário utilizar as estradas do Zimbabué para treinar a Inteligência Artificial do carro. “Existem alguns grandes robots de entrega por aí, mas a maioria deles são concebidos para funcionar em passeios ou calçadas limpos das cidades. Queremos que o Kar-go seja universalmente aplicável. Por isso, treinámos a nossa tecnologia em vários ambientes diferentes e, claro, para mim, o Zimbabué foi uma escolha natural”, explicou o empresário.
O Kar-go tem uma pilha de software que lhe permite navegar em estradas rurais não marcadas e mesmo sem GPS. “Funciona em conjunto com um aplicativo, onde os destinatários podem acompanhar a sua entrega e encontrar o veículo tal como encontrar um táxi pré-reservado. Os destinatários utilizarão, então, esse aplicativo para abrir a escotilha para libertar a sua encomenda específica”.
Segundo o portal TechZim, o Kar-go utiliza redes neurais artificiais evolutivas avançadas para treinar o veículo de uma forma que imita aspectos da natureza e da biologia, ajudando-o a aprender com acontecimentos do passado e a aplicar este conhecimento a novas situações que enfrenta. Adopta uma abordagem revolucionária de treino do terreno, é alimentado por baterias Telsa, pode conduzir a 60mph e cobrir cerca de 193km sem precisar de ser recarregado.
Pasi Sachiti nasceu em Harare, Zimbabué, mudou-se para o Reino Unido com 16 anos, estudou na London School of Economics and Political Science (LSE) e começou como empresário quando tinha apenas 19 anos. A sua primeira startup chamava-se “123-registo”, uma empresa de registo de domínios que foi adquirida por uma quantia não revelada. Actualmente, é o fundador e CEO da Academy of Robotics.