O mercado bolsista moçambicano conta desde esta terça-feira, 6 de Setembro, com uma nova instituição financeira de corretagem, a SL CAPITAIS, uma sociedade financeira detida a 100% por accionistas moçambicanos.
A SL Capitais surge como resposta aos desafios do mercado de capitais em Moçambique, nomeadamente o baixo nível de liquidez e o número reduzido de empresas cotadas em bolsa.
A referida empresa foi apresentada num business breakfast, que decorreu em Maputo, sob o lema “Potenciando o Mercado de Capitais em Moçambique”.
Na ocasião, o PCE da SL Captais, Leonel Tomo, referiu que a sua instituição aparece no circuito económico como elemento aglutinador, para o crescimento e integração de mais empresas na Bolsa de Valores de Moçambique.
“A SL Capitais actua como intermediário financeiro, dinamizando e canalizando as operações para a Bolsa de Valores. Como sabem, os países para se desenvolverem necessitam de um mercado de capitais também desenvolvido e a SL Capitais aparece como parceira da BVM para dinamizar o mercado de capitais em Moçambique”, destacou Leonel Tomo.
Por sua vez, o PCA da Bolsa de Valores de Moçambiquen (BVM), Salim Valá, afirmou que a parceria com a SL Capitais vai trazer grandes valências, uma melhor liquidez do mercado, melhor volume de negociação e, acima de tudo, representa um bom sinal para o mercado de que a actividade de corretagem de bolsa está a ganhar relevância.
“Na verdade, a SL Capitais não entra na Bolsa. É, sim, uma entidade que vai passar a operar no ecossistema do mercado de capitais em Moçambique. Obviamente que vai interagir muito com a Bolsa de Valores, mas, para nós, é uma oportunidade muito importante, porque as empresas de corretagem, o seu foco, o seu core business, é, especificamente, o mercado de capitais, trabalhar com as empresas, investidores, espevitar o mercado, dinamizar o mercado secundário, que precisa ainda de ser muito agitado em Moçambique”, explicou o PCA da BVM.
A SL Capitais participa no mercado primário dos valores mobiliários e tem como objecto primordial o exercício da actividade de intermediação na Bolsa de Valores de Moçambique. Intervém no recebimento das ordens dos investidores para a transacção de valores mobiliários e respectiva execução, bem como na prestação de serviços relacionados com a organização, registo ou obtenção de autorização, assim como no lançamento e execução de ofertas públicas de transacção.
Através da SL Capitais, SA, os investidores moçambicanos terão a possibilidade de se conectar às principais praças financeiras mundiais com as quais s sociedade financeira tem relações e parcerias, visando buscar novos conhecimentos e oportunidades nas transacções financeiras.