O Instituto Nacional de Gestão e Redução de Tisco de Desastres (INGD) do Niassa reúne-se, dentro de dias, na cidade de Lichinga, com os seus parceiros com vista a delinear estratégias de prevenção e intervenção em caso de eventos extremos na época chuvosa que se avizinha.
Os preparativos ocorrem numa altura em que as previsões meteorológicas indicam que a próxima época chuvosa vai ser normal abaixo do normal, entre Outubro e Dezembro, e de normal acima do normal, de Fevereiro a Março.
O delegado do INGD no Niassa, Friday Taibo, disse à Rádio Moçambique que, para além deste encontro, decorrem, nas plataformas digitais, reuniões internacionais com vários actores, que trabalham pelo mundo em assuntos de emergência.
O objectivo, de acordo com o entrevistado, é garantir que, em caso de eventos extremos, os efeitos venham a ser mínimos.
Ainda no contexto de emergência, Niassa já activou 38 dos 64 comités de emergência, com destaque para os de Cuamba, Lago, Mecanhelas, Lichinga, Majune e Mandimba, tidos como os mais vulneráveis a calamidades naturais.
“Estes comités já receberam kits contendo rádios, bicicletas, coletes e megafones para reforçar a sua capacidade interventiva”, disse a nossa fonte.
As reestruturações dos comités de emergência continuam a decorrer sob o lema “Melhor Prevenir do que Remediar”, frisou ainda Friday Taibo.