• About
  • Contact
Quarta-feira, 1 Fevereiro, 2023
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos
  • Privacidade, termos e condições
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos
  • Privacidade, termos e condições
No Result
View All Result
No Result
View All Result

EXPLICADOR: Saiba o que são KPI e a sua Importância Para o seu Negócio

07/09/22
in ABC Financeiro
Reading Time: 4 mins read
Share on FacebookShare on Whatsapp

É essencial acompanhar a evolução de qualquer negócio em busca de suas metas. É para isso que existem os KPI, indicadores de desempenho que ajudam nesta acção.

Uma boa gestão é um factor determinante para toda as empresas, mas tão importante quanto ela é a alta performance. Construir uma gestão de performance efectiva para manter a empresa saudável não é tarefa fácil. Por essa razão, é importante compreender o que são KPI.

A gestão de performance é uma metodologia baseada em indicadores de desempenho, conhecido como KPI – Key Performance Indicators (Indicadores-Chave de Desempenho). Com ela é possível medir a eficiência e eficácia de todos os processos internos, uma vez que é capaz de identificar falhas podendo, assim, auxiliar no seu planeamento estratégico e em tomadas de decisões imediatas, por exemplo. Ou seja, é uma metodologia que viabiliza a melhoria contínua dos resultados, o que facilita na altura de atingir as metas e os objectivos traçados.

KPI essenciais para todo negócio

Cada tipo de negócio exige a análise de KPI específicos, mas há quatro deles que são importantes para todas as áreas.

1. Receita e Rentabilidade

O primeiro é o das receitas. Este KPI é o mais importante de todos, porque é o oxigénio do seu negócio. Precisa de saber exactamente o rendimento que o seu negócio gera e, claro, o lucro. E pode estar a pensar: “E como é que isto se relaciona com a métrica? As receitas são a soma de todos os montantes obtidos com a venda de produtos e/ou serviços, mensal ou anualmente, num determinado período. Por outras palavras, é capaz de avaliar o desempenho das vendas e mostra se a empresa pode gerar dinheiro suficiente para cobrir todas as despesas e ter lucro. Além disso, temos de analisar cuidadosamente dois pontos quando falamos de receitas:

Receitas brutas: é o volume de negócios da empresa, ou seja, todas as receitas das vendas;

Lucro líquido: é a receita depois de impostos, taxas, despesas e custos terem sido deduzidos, além dos produtos devolvidos e das compras canceladas.

Mas o que realmente importa em tudo isto é a rentabilidade, medida a partir da seguinte fórmula:

Lucro líquido = Receita total – Total de custos e despesas x 100

Desta forma, a rentabilidade indica os ganhos de uma empresa em relação à sua actividade, o que torna possível verificar a saúde do negócio.

2. ARPU – Receita média por utilizador

A ARPU (Average Revenue Per User) representa a receita média por unidade. O termo “unidade” na sigla também se refere a “utilizador”. Por outras palavras, indica a receita média que um cliente traz através de todas as suas compras num determinado período de tempo. Por conseguinte, é necessário prestar atenção ao número de clientes e ao montante das receitas que cada um gera.

O cálculo é simples: Receita mensal total / média do número total de clientes que tem num dado mês ou período + o número de clientes / número de meses.

Vale a pena notar que se a sua ARPU for mais elevada em comparação com os custos de aquisição poderá ter problemas. Os custos de aquisição dos clientes devem ser sempre inferiores, porque a sua empresa não lucrará com as suas receitas.

O principal objectivo deste KPI é medir o desempenho da empresa em cada cliente. É como um termómetro que identifica com precisão as tendências positivas e negativas dos seus serviços ou produtos.

3. ROI – Retorno sobre o Investimento

O ROI (Return On Investiment ou Retorno Sobre Investimento) é uma métrica que mostra quanto está a lucrar ou a perder a cada investimento realizado.

A fórmula deste KPI revela qual foi o ganho ou a perda obtida para cobrir os custos envolvidos na aplicação. O cálculo faz-se da seguinte forma:

ROI = (Ganho obtido – Valor do investimento) / Valor do investimento x 100

Realizando esta conta, é possível medir o retorno do valor investido em produtos, serviços, campanhas, formações e qualquer actividade da empresa.

O ROI também serve de parâmetro para comparar o seu retorno com o de outras empresas do mesmo segmento no mercado. Ou seja, é a partir dos KPI que podemos verificar como está o posicionamento dos seus concorrentes.

4. Conversão do funil de vendas nos KPI

Este é o KPI responsável por medir a capacidade de um visitante tornar-se num lead e de um lead se tornar num seu cliente.

A taxa de conversão indica como está o controlo do processo de vendas. É por meio dela que identificamos se a operação está saudável ou não, além de ajudar a descobrir problemas pontuais que ocorrem durante a passagem do lead no funil. Ou seja, indica acções que devem ser tomadas para melhorar a estratégia de vendas do negócio.

O cálculo é feito a partir das oportunidades e das vendas realizadas, sendo:

Taxa de Conversão = Total de Vendas/Oportunidades Geradas

Para obter o valor em percentual, basta multiplicar por 100 o resultado do cálculo.

A taxa de conversão em vendas é uma das KPI essenciais para o seu negócio, quer seja físico, quer seja online. É necessário prestar atenção permanente a estes dados.

Subscreva | Subscribe

RECEBA A MELHOR INFORMAÇÃO ECONÓMICA SOBRE MOÇAMBIQUE.
SELECCIONE QUAIS AS NEWSLETTERS QUE PRETENDE RECEBER NO SEU EMAIL

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

close

Subscreva | Subscribe

RECEBA A MELHOR INFORMAÇÃO ECONÓMICA SOBRE MOÇAMBIQUE.
SELECCIONE QUAIS AS NEWSLETTERS QUE PRETENDE RECEBER NO SEU EMAIL

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Tags: HeadlineKPIslucronegócioreceita
Previous Post

Saiba Quais são os Principais Países Africanos a Dominar o Mercado Crypto

Next Post

Telegram Quer Reforçar Segurança da sua app

Related Posts

Quer Mesmo Poupar? Eis Alguns Erros que Não Deve Cometer
ABC Financeiro

EXPLICADOR: Como Aumentar a Educação Financeira de Toda a Família?

01/02/23
SEGURÊS: O que é o Estipulante do Seguro e Como Funciona?
ABC Financeiro

SEGURÊS: Será o Co-Pagamento de Seguros Uma Alternativa Vantajosa?

31/01/23
EXPLICADOR: O Que é o The Ostrich Effect e Quais as Consequências Nas Finanças Pessoais?
ABC Financeiro

EXPLICADOR: O Que é o The Ostrich Effect e Quais as Consequências Nas Finanças Pessoais?

30/01/23
ABC Financeiro

EXPLICADOR: Estas Resoluções Financeiras Podem Melhorar o Seu Ano

27/01/23
SEGURÊS: O Que é o Co-Pagamento no Seguro de Saúde?
ABC Financeiro

SEGURÊS: O Que é o Co-Pagamento no Seguro de Saúde?

26/01/23
“Riqueza Nacional Deve Contribuir para a Transformação Económica” — Max Tonela
ABC Financeiro

EXPLICADOR: Saiba Como Colocar em Dia as Suas Contas de 2023

25/01/23
ABC Financeiro

SEGURÊS: O Que Precisa de Saber Para Escolher o Melhor Seguro de Saúde

24/01/23
SEGURÊS: Quais São as Vantagens de um Seguro de Investimento e Poupança?
ABC Financeiro

EXPLICADOR: O Que é e Como Funciona a Regra 50-30-20?

23/01/23
EXPLICADOR: Aprenda a Poupar no Material Escolar
ABC Financeiro

EXPLICADOR: Aprenda a Poupar no Material Escolar

20/01/23
Load More
Next Post
Saiba Quem é o Zuckerberg Russo Que é dono do Telegram e Teve de Fugir de Putin

Telegram Quer Reforçar Segurança da sua app

advertisement
 

Agenda

Fev 1
1/Fevereiro @ 12:00 - 2/Fevereiro @ 12:00

Joanesburgo: Exposição e Conferência dos Centros de Dados Pan-Africanos

Fev 1
1/Fevereiro @ 12:00 - 3/Março @ 12:00

Exposição de Pintura “Murmúrios do Mar”

Fev 2
12:00

Festividades dos 128 Anos de Gwaza Muthini e Festival de Marrabenta 2023

Fev 7
7/Fevereiro @ 12:00 - 8/Fevereiro @ 12:00

Aula Magna Sobre o Novo Código Comercial de Moçambique  

Fev 8
8/Fevereiro @ 12:00 - 10/Fevereiro @ 12:00

Cidade do Cabo: Solar Power Africa

Ver calendário

Newsletter

Receba as Notícias do Dia no Seu Email

Subscreva para receber as Notícias do dia na sua caixa de correio

Acerca do Diário Económico

O Diário Económico é o primeiro portal de Economia e Negócios feito em Moçambique.

© 2019-2022 Diário Economico - Developed by Media 4 Development.
Privacidade, termos e condições

No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos
  • Privacidade, termos e condições

© 2019-2022 Diário Economico - Developed by Media 4 Development.
Privacidade, termos e condições

Welcome Back!

OR

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

OR

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist