O capital é um combustível essencial para o crescimento de qualquer negócio. Sem ele, é difícil aumentar a velocidade do crescimento ou tirar partido das oportunidades no mercado.
Conseguir o capital é, portanto, crítico para as empresas em fase de arranque que querem crescer e resolver alguns dos problemas e desafios mais difíceis do nosso mundo. E há muitas mulheres a lutarem para a obtenção de financiamento.
Sarah Dusek, sócia gerente e co-fundadora da Enygma Ventures, um fundo de investimento privado dedicado a apoiar e investir em empresas lideradas por mulheres em África, deixa cinco dicas para as mulheres empresárias africanas obterem o financiamento de que necessitam para ter sucesso.
1. Destaque-se da multidão, conhecendo os seus números e compreendendo as suas métricas
Se está a competir por um pequeno pedaço de uma tarte muito sobrecarregada, tem realmente de se destacar da multidão, e há duas formas principais de o fazer:
Em primeiro lugar, tem de aprender a falar a língua dos investidores. A maioria destes está à procura de um retorno de 10 vezes mais no seu capital, o que significa que, se se investirem 100 mil dólares hoje, espera-se transformar este valor num milhão de dólares nos próximos cinco a sete anos. É capaz de demonstrar como o seu próprio negócio poderia dar esse retorno?
Em segundo lugar, precisa de conhecer os seus números. Precisa de mostrar todas as métricas que interessam e mostrar aos investidores que tem algo em que pode realmente apostar e que os seus números podem extrapolar bem. Destaque-se da multidão, investindo em si própria.
2. É tudo uma questão de confiança.
Para garantir capital, não precisa de ter a ideia de negócio mais atraente e inovadora que existe. O que muitas vezes a faz sobressair da multidão é você! É fácil perceber a diferença entre alguém que conhece o seu material e consegue impressionar. Por outro lado, alguém que está hesitante e inseguro de si próprio não convencerá os investidores de que tem o que é preciso para apostar no seu negócio. Mostre quem você é, o que já fez antes, e que valor criou para si própria ou para uma organização para a qual trabalhou. Tenha confiança porque se não acreditar em si própria, ninguém mais acreditará. Quem você é faz com que você se destaque.
3. Capital dispendioso é melhor que nenhum capital
Muitas vezes, as mulheres preocupam-se demasiado com o custo do capital, mas capital caro é melhor do que nenhum capital. Se precisar de colocar alguma dívida no seu negócio para chegar ao próximo nível de financiamento, faça-o. Existem muitos instrumentos de financiamento da dívida, tais como o financiamento de facturas, empréstimos bancários para dívida garantida, entre outros.
Poderá ter pagar alguma percentagem anualmente pelo custo desse capital. Seja criativa na procura de formas de conseguir dinheiro para o seu negócio. Uma vez que existe uma quantidade limitada de capital de risco, terá de ser criativa também com o tipo de capital que pode colocar no seu negócio.
4. As redes são muito importantes
É vantajoso ter uma rede de outras aliadas femininas. Algumas redes empresariais femininas populares em África são as Lionesses of Africa, WEC, WEIC e o programa EY Entrepreneurial Winning Women. Além disso, existem aceleradores, incubadoras e prémios para mulheres dedicadas aos negócios. Quanto mais estiver ligada e procurar mulheres aliadas, mais oportunidades terá de ouvir falar de coisas que possam ser relevantes para si. No espaço do empreendimento poderá conhecer as pessoas certas e “estar no lugar certo no momento certo”. Estar ligada ajuda-a a melhorar o seu acesso a subsídios ou financiamento ou mesmo a apresentações a outras pessoas que poderão fazer a diferença no seu progresso.
5. Conduza a sua própria rentabilidade
Construí a minha própria empresa, aproveitando o poder dos nossos lucros. Colocamos todos os nossos lucros de volta ao negócio para crescer, forçando-nos a desenvolver um modelo de negócio rentável, porque não tínhamos realmente outra escolha. Isto tornou-se um enorme trunfo para nós ao levar-nos a pensar grande apesar de termos começado do pequeno.
Concentre-se em como se pode criar um modelo de negócio rentável. Quanto mais se concentrar na construção de um negócio próspero, mais fácil será potencialmente obter financiamento e até financiar o seu próprio crescimento.
Superar barreiras é sempre um caminho para o sucesso; cada barreira, cada obstáculo, é uma oportunidade. Quando se está no modo de ultrapassar, é poderoso. Uma vez ultrapassado algo, já se colocou no nível seguinte, e é assim que você e o seu negócio crescem. Continuar a superar, passo a passo. Esse é o caminho para fazer algo que ninguém mais fez antes.
Sobre Sarah Dusek Headshot
Sarah Dusek é sócia-gerente e co-fundadora da Enygma Ventures, um fundo de investimento privado dedicado a apoiar e investir em empresas lideradas por mulheres em África. Em 2009, fundou a marca líder de hospitalidade ao ar livre Under Canvas, que foi vendida em 2018 por mais de 100 milhões de dólares. A Under Canvas recebeu um lugar na cobiçada Inc. 5000 em 2017, e no mesmo ano Sarah foi também nomeada para a lista de Mulheres Empreendedoras vencedoras da Ernst & Young’s Entrepreneurial Winning Women como pensadora e transformadora.