A Nokia leva para a IFA 2022 (Internationale Funkausstellung), a maior feira de tecnologia da Europa, que decorre entre hoje, 2 de Setembro, e o próximo dia 6, em Berlim, novos smartphones mais “amigos” do ambiente e com componentes fabricados à base de materiais reciclados.
De acordo com a marca, o Nokia X30 5G é composto por uma estrutura totalmente à base de alumínio reciclado, além de incluir uma traseira fabricada com 65% de plástico reciclado. Mantendo o tema da sustentabilidade, a embalagem do smartphone é também feita de papel reciclado e não inclui carregador.
O smartphone, equipado com um ecrã PureDisplay de 6,43 polegadas e com taxa de actualização de 90 Hz, conta no interior com um processador Snapdragon 695, com opções de RAM de 6 GB e 8 GB e de armazenamento interno de 128 GB e de 265 GB.
No que respeita à fotografia, o Nokia X30 5G tem uma configuração de câmaras traseiras, onde se destaca um sensor principal de 50 MP, com tecnologia de estabilização de imagem (OIS) e IA, e uma lente ultrawide de 13 MP, ambas protegidas por Gorilla Glass com DX+ da Corning. Para as selfies há um sensor frontal de 16 MP.
À semelhança do modelo anterior, o Nokia G60 5G inclui também uma estrutura exterior e traseira à base de alumínio e plástico reciclados. O smartphone, com um ecrã FHD+ de 6,58 polegadas com taxa de actualização de 120 Hz, está equipado com um processador Snapdragon 695, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.
No Nokia G60 5G há também espaço para uma configuração de câmaras traseiras liderada por um sensor de 50 MP, uma lente ultrawide de 5 MP e um sensor de profundidade de 2 MP.
Tanto o Nokia X30 5G como o G60 5G incluem uma garantia de três anos para os equipamentos em si, além de actualizações de segurança e do sistema operativo Android.
Além dos dois modelos mais “ecológicos”, a marca escolheu a feira tecnológica em Berlim para apresentar o Nokia C31 e o tablet Nokia T21, assim como um altifalante portátil e auriculares, com os últimos a chegarem a um conjunto de mercados limitados.
O Nokia C31 é o mais recente smartphone da série C da marca. Em destaque está um ecrã HD+ melhorado com 6,7 polegadas, uma bateria com duração de até três dias e com funcionalidades de poupança de energia, e, para uma maior durabilidade, certificado de protecção IP52.
O tablet Nokia T21 dispõe de uma estrutura exterior de alumínio, com uma traseira fabricada com 60% de plástico reciclado e traz novidades a nível de funcionalidades, como suporte a streaming de vídeo HD, chamadas de voz e pagamentos NFC. O equipamento tem garantia de dois anos de actualizações do sistema operativo Android e de três anos no que toca às actualizações de segurança.
Além de dois smartphones mais “ecológicos”, a Nokia escolheu a feira tecnológica em Berlim para apresentar o Nokia C31 e o tablet Nokia T21, assim como um altifalante portátil e auriculares, com os últimos a chegarem a um conjunto de mercados limitados.