O mercado global de cibersegurança irá alcançar uma facturação anual de 266,2 mil milhões de dólares em 2027, o que corresponde a um crescimento de 8,9% face a 2022.
De acordo com o relatório da consultora Market and Markets, o aumento do volume de ataques que pode causar interrupções operacionais nos seus alvos, a popularização da arquitectura mesh em cibersegurança e a crescente procura por conselhos sintonizados com cibersegurança são os factores que contribuem para este crescimento.
Segundo um estudo apontado pela Security Magazine, o segmento que irá crescer mais rapidamente é o da implementação na cloud, sendo que as empresas podem economizar dinheiro usando soluções de cibersegurança baseadas na nuvem, pois não necessitam de investir em hardware, software, armazenamento ou equipa técnica mais dispendiosos. Estes serviços oferecem mais segurança, velocidade e escalabilidade de TI. Através de serviços de segurança baseados em ‘software as a service’ (SaaS), os sistemas na cloud fornecem uma abordagem única para proteger aplicativos da empresa. Como aponta, estas plataformas são úteis para empresas com fundos limitados para investimentos em segurança.
As empresas de maior dimensão e PME estão a mudar de soluções convencionais de cibersegurança locais para soluções na cloud. Além da redução de custos, estas soluções podem libertar recursos para as organizações se concentrarem nas suas principais funções operacionais, em vez de investirem continuamente em infra-estrutura de capital para segurança de TI.
Outro elemento que pode influenciar o crescimento do mercado do sector de segurança é o número crescente de aplicações móveis e de dispositivos móveis. Com o aumento destes, aumenta também a necessidade de protegê-los. Muitas empresas priorizam a segurança da rede em vez da segurança das aplicações, o que as deixa vulneráveis a ataques e cria uma lacuna de segurança.
A segurança das aplicações móveis garante maior visibilidade e transparência dos processos de negócios, bem como a confidencialidade dos dados, movidos entre dispositivos móveis. A segurança das aplicações móveis inclui a identificação do perímetro completo de um aplicativo da web, procurar por vulnerabilidades e protegê-lo contra ataques como o SQl injections, o cross-siste scripting, DDoS, entre outros.
Security Magazine