A Tesla deverá tirar proveito da nova estratégia da SpaceX e da T-Mobile, que visa expandir os serviços de rede móvel à população mundial via satélites Starlink.
Além do mercado dos smartphones já cogitarem serviços recorrendo a este tipo de parcerias, os eléctricos da empresa de Elon Musk poderão também ser um “cliente” importante.
Esta novidade foi revelada pelo próprio Elon Musk, na quinta-feira, 25 de Agosto. Como de costume, o multimilionário usou o Twitter para anunciar mais uma inovação dos produtos das suas empresas, sendo que, desta vez, a confirmação veio após um seguidor questionar se as ligações disponibilizadas pelas antenas móveis ligadas à segunda geração dos satélites também seriam aproveitadas pelos carros eléctricos.
Em resposta, Musk disse que “sim”, sem dar mais detalhes a respeito de como funcionará o sistema nos veículos. Contudo, o empresário havia participado num evento, momentos antes do tweet, no qual apresentou a nova cobertura de internet via satélite para a rede móvel da empresa, que será comercializada em parceria com a T-Mobile (empresa alemã de telefones móveis).
Segundo Elon Musk, os utilizadores terão acesso a velocidades de 2 Mbps a 4 Mbps, que provavelmente serão as mesmas distribuídas aos automóveis.
Esta transmissão de dados não será suficiente para utilizar recursos como as transmissões ao vivo das câmaras dos carros, mas garantirá acesso a funções mais básicas mesmo fora da área de cobertura das torres de comunicações.
Esta tecnologia, que levará a internet da Starlink aos carros da Tesla, deverá estar disponível a partir do próximo ano e deverá coincidir com a disponibilização destas comunicações aos utilizadores da T-Mobile.
As antenas que fornecerão o serviço serão acopladas à segunda geração da constelação de satélites da operadora.