A gigante tecnológica Apple aconselhou os seus utilizadores a actualizarem imediatamente os seus iPhone, iPad e Mac para se protegerem contra as recentes vulnerabilidades de segurança, que podem permitir aos hackers assumirem o controlo dos seus dispositivos.
Descoberto por um investigador anónimo, a vulnerabilidade da segurança pode “executar um código arbitrário”, o que significa que o dispositivo Apple pode ser hackeado para executar qualquer código que o hacker queira. Isto foi revelado nos anúncios separados detalhados abaixo:
- iOS 15.6.1
- iPadOS 15.6.1
- MacOS Monterey 12.5.1
- Safari 15.6.1 para macOS Big Sur e macOS Catalina
A Apple diz que as vulnerabilidades afectam duas partes diferentes dos sistemas operativos: o kernel e o webKit. Um kernel é um programa de computador no núcleo do sistema operativo de um computador e tem, geralmente, controlo total sobre tudo no sistema. É a parte do código do sistema operativo que está sempre residente na memória e facilita as interacções entre os componentes de hardware e software. Por seu lado, o webKit é um motor de navegação desenvolvido pela Apple e utilizado principalmente no seu navegador web Safari, bem como em todos os navegadores web iOS.
Embora a Apple tenha dito nos lançamentos que esta exploração pode ter sido abusada nos Mac e iPhone/iPad, não revelou como é que as pessoas podem ter sido afectadas. “No entanto, aconselhamos os utilizadores de dispositivos Apple a actualizarem rapidamente os seus dispositivos”, alertou a empresa.