O Governo moçambicano já investiu cerca de 105 mil milhões de meticais na reabilitação e asfaltagem de mais de 1700 quilómetros de estradas e pontes nos principais corredores de desenvolvimento que permitem a Integração Regional.
A informação foi avançada, esta quarta-feira, 17 de Agosto, na cidade de Chimoio, em Manica, pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, durante a cerimónia central de celebração do 42.º aniversário da criação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Para Carlos Mesquita, a localização geográfica torna Moçambique num importante centro de transporte logístico e de negócio internacional, permitindo o acesso dos países da região aos mercados internacionais.
Por outro lado, o governante afirmou que, com o crescimento das economias dos países da SADC, e consequente aumento da demanda da água, deve evitar-se que tal seja fonte de conflito.
A alta-comissária da República do Maláui, Wezi Moyo, que falava na qualidade de representante do país que presidiu a SADC, disse que a instabilidade na região, se não for controlada, vai condicionar as iniciativas de integração, tendo reconhecido o esforço do Governo no combate ao terrorismo bem como no provimento de bens e serviços à população afectada.
“Uma vez que o processo de reassentamento e reconstrução de Cabo Delgado estão em curso, exorto os parceiros de cooperação a continuarem a mobilizar recursos para complementar os esforços do Governo, no sentido de permitir que as comunidades afectadas retomem plenamente a vida normal”, apelou a alta-comissária.































































