A Ford da Europa acaba de lançar a tecnologia High Resolution Highlights, uma característica que dará aos faróis dos automóveis e outros veículos do fabricante a capacidade de mostrar na própria estrada alguma informação relevante aos condutores sem que estes tenham de desviar a sua atenção para outros ecrãs do veículo, algo que hoje só acontece em veículos de segmento mais premium, como o Mercedes-Benz Classe S.
Segundo o Canal Tech, a fabricante de automóveis garantiu que os faróis serão ligados ao sistema de navegação do veículo e passarão toda a informação directamente para a estrada. Será possível, por exemplo, dizer se o tempo vai mudar ou se a estrada vai ficar escorregadia no caminho, com o feixe de luz a mostrar os sinais correspondentes.
Além disso, avisos tais como o limite de velocidade, visibilidade do percurso, tráfego adiante e mesmo mau funcionamento do veículo podem ser claramente afixados directamente no solo. Será possível também medir um lugar de estacionamento, uma vez que as luzes se adaptarão à largura do carro.
“O que começou como brincadeira, com uma luz de projector e uma parede em branco, pode levar as tecnologias de iluminação a um nível completamente novo”, revela o chefe dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor da Ford Europa, Lars Junker. “Existe agora o potencial de fazer muito mais do que simplesmente iluminar a estrada adiante, para ajudar a reduzir o stress envolvido na condução nocturna. O condutor pode obter informações essenciais sem ter de tirar os olhos da estrada”, acrescentou Junker.
A tecnologia High Resolution Highlights encontra-se ainda em teste e deverá passar por processos regulamentares para ser aprovada.