O Fundo Nacional de Energia (FUNAE) anunciou que está à procura de parceiros para a gestão privada dos postos de abastecimento de combustíveis nas províncias da Zambézia, Nampula e Niassa.
A construção destes novos postos de abastecimento está enquadrada na implementação do programa ‘Incentivos Geográficos’, criado pelo Governo com o objectivo de expandir geograficamente o acesso a combustíveis líquidos nas zonas rurais.
Numa nota tornada pública esta semana, o FUNAE faz saber que os postos de abastecimento a serem concessionados estão localizados nos distritos de Mocuba e Gilé (Alto Ligonha), na Zambézia, Muecate, em Nampula, e Metarica, no Niassa.
A fonte indica que serão critérios para a selecção dos gestores a nacionalidade moçambicana ou estar constituído nos termos da legislação do País, nos casos de pessoas colectivas, possuir experiência comprovada na gestão de negócios e apresentar capacidade financeira.
A construção de mais postos de abastecimento de combustíveis, no quadro do Programa ‘Incentivos Geográficos’, continua a ser uma das principais apostas do FUNAE com vista a abranger um número cada vez maior de moçambicanos com acesso a combustíveis.
A instituição também está focada na expansão da electrificação nas zonas rurais através da mini-redes.
Aliás, foi neste contexto que o Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, recomendou, há dias, à Presidente do Conselho de Administração (PCA) do FUNAE a continuar a implementar programas e projectos de massificação do uso de energias renováveis, para o alcance de um dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que é assegurar o acesso universal à energia eléctrica para todos até 2030.