A iniciativa “Tecnologias para a Transformação Agrícola Africana (TAAT)” do Banco Africano de Desenvolvimento ganhou o Prémio de Excelência da Associação Nacional de Jornalistas Negros.
A maior organização americana de profissionais dos media de cor nomeou o Banco Africano de Desenvolvimento vencedor do prémio ‘Salute to Excellence’ pela comunicação em torno do programa Tecnologias para a Transformação Agrícola Africana. A campanha online destacou o impacto da TAAT na entrega de tecnologias agrícolas inteligentes em matéria de clima a milhões de agricultores africanos, ajudando as nações africanas a cultivar mais alimentos.
Os prémios foram anunciados no sábado, 13 de Agosto, numa gala durante a Convenção Conjunta da Associação Nacional de Jornalistas Negros e da Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos no Caesars Palace, em Las Vegas, Nevada.
“Este reconhecimento da Associação Nacional de Jornalistas Negros chega numa altura em que a segurança alimentar africana e global está em risco devido à guerra na Ucrânia. As nossas comunicações do Banco ajudam a informar o mundo, através das histórias dos agricultores africanos que participam no programa TAAT, que África tem soluções para aumentar a sua produção alimentar e reduzir a dependência das importações de cereais da região do Mar Negro”, disse a Beth Dunford, vice-presidente do Banco para a Agricultura, Desenvolvimento Humano e Social.
Em Julho, o Conselho de Administração do Banco aprovou 30 milhões de dólares em novos financiamentos para o programa TAAT, que visa aumentar a produção alimentar em África em 100 milhões de toneladas e tirar 40 milhões de pessoas da pobreza até 2025.
A campanha digital do Banco mostra alguns dos milhões de agricultores africanos que beneficiam de trigo, milho e outras variedades de sementes certificadas, fertilizantes e apoio técnico financiados pelo TAAT desde o início do programa, em 2018.
O vídeo principal da campanha analisa as operações da TAAT no Sudão e na Etiópia, onde a colaboração liderada pelo Governo com o Banco e parceiros está a aumentar a produção de trigo para níveis recorde. Na Etiópia, a TAAT ajudou as empresas a produzir e distribuir variedades de trigo suficientemente tolerantes ao calor e certificadas e ajudou os agricultores a expandir a produção em mais áreas na época passada, permitindo à Etiópia cultivar o grão suficiente para eliminar as importações de trigo pela primeira vez na história moderna. A adesão do país à TAAT deverá permitir à Etiópia exportar trigo em 2023.
O prémio ‘Salute to Excellence’ da Associação Nacional de Jornalistas Negros é o terceiro reconhecimento internacional de comunicação da iniciativa TAAT do Banco, que havia ganho um “Gold Stevie” – primeiro lugar – por “Melhor Documentário” dos International Business Awards, bem como um “Communicator Award of Distinction” por um vídeo online da Academy of Interactive and Visual Arts, sediada em Nova Iorque.
“Pretendemos que a TAAT produza mais histórias de sucesso, à medida que a aumentamos para ter um papel central na Facilidade Africana de Produção de Alimentos de Emergência de $1,5 mil milhões do Banco. A Facilidade é a resposta ousada do Banco para ajudar as nações africanas a produzir mais alimentos para mitigar os impactos da guerra na Ucrânia nos sistemas alimentares globais, o aumento dos preços em todo o continente e as alterações climáticas”, afirmou Martin Fregene, director do Banco para a Agricultura e Agro-indústria.
“Acreditamos que as comunicações são fundamentais para informar os Governos africanos, as nossas partes interessadas e os investidores sobre o impacto dos programas do Banco nas comunidades que servimos”, acrescentou Fregene.
O Banco foi também nomeado para um Prémio de Saudação à Excelência na categoria “comentários online”. Este prémio reconhece o jornalismo e as comunicações que melhor cobrem a experiência negra ou abordam questões que afectam a comunidade negra em todo o mundo.
A Associação Nacional de Jornalistas Negros e a Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos Convention & Career Fair são a principal conferência para a educação jornalística, desenvolvimento de carreiras, trabalho em rede e inovação na indústria, atraindo líderes e influenciadores em jornalismo, marketing e comunicação, meios de comunicação, tecnologia, negócios, saúde, artes e entretenimento.
Veja o vídeo da TAAT aqui.