A Google lançou o Android 13, esta segunda-feira, 15 de Agosto. A versão final do sistema operativo da gigante tecnológica chega, primeiro, aos smartphones na linha Pixelmais, mais cedo do que o habitual e mais cedo ainda do que os rumores previam.
O Android 13 chegou repleto de novas características e adições previstas pelo extenso período de testes. A actualização não é tão grande como no Android 12, no ano passado, mas representa uma grande evolução na privacidade e nos melhoramentos visuais introduzidos na construção anterior.
Uma das mudanças mais importantes são os novos controlos dos meios de comunicação, agora mais intuitivos, e que ocupam mais espaço na bandeja de notificação. As alterações a este add-on são várias, incluindo um novo visual e mais layout informativo para evitar que tenha de estar sempre a abrir as aplicações.
Outra adição valiosa é o apoio ao Bluetooth Low Energy (LE). Isto melhora a qualidade de áudio e permite ao dispositivo transmitir para vários dispositivos em simultâneo.
O Material You’s Dynamic Colors também não passou incólume nesta actualização. O sistema de palete é agora capaz de oferecer até 16 opções de temas diferentes com base nas cores do papel de parede e pode definir os tons dos ícones de aplicação de terceiros (quando disponíveis).
Actualização Geral Lançada
O Android 13 chega hoje para telefones Google: Pixel 4, Pixel 4 XL, Pixel 4.ª, Pixel 4.a 5G, Pixel 5, Pixel 5.ª, Pixel 6, Pixel 6 Pro, Pixel 6.ª.
Os utilizadores inscritos no programa de testes podem continuar no mesmo durante mais algumas semanas ou sair manualmente através do website do Google.