O Governo espera ter este mês uma resposta positiva do Banco Mundial para a disponibilização de cerca de 400 milhões de dólares, para financiar as obras de reabilitação da Estrada Nacional Número Um (N1), a partir do segundo semestre do próximo ano.
O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, sublinhou que, enquanto se aguarda pelo financiamento, foram definidas acções imediatas para melhorar a transitabilidade nos troços críticos.
“Temos a época chuvosa já a bater à porta, e essas intervenções estão previstas para a reconversão dos trabalhos que estão a ser feitos, neste momento, por dois empreiteiros, neste troço, para eliminar os buracos na N1 até Dezembro de 2022. Vão fazer o tapamento integral dos buracos e proceder a reparações localizadas nas secções críticas, sendo que permanecerão em obra durante toda a época chuvosa assistidos por equipas dedicadas à fiscalização”, disse Mesquita esta segunda-feira, 15 de Agosto, no programa Cartas na Mesa, da Rádio Moçambique.
O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos esclareceu ainda que as intervenções de urgência vão decorrer nos troços Phambara/ Muxúnguè, Inchope/Caia e Chimuara/ Nicoadala.