Um novo tipo de óculos de realidade aumentada permite às pessoas surdas ou com deficiência auditiva participar em conversas. Os XRAI captam o som das vozes e partilham os dados recolhidos com o telemóvel do utilizador, que converte o áudio em texto.
Segungo a Zap Aeiou, Dan Scarfe queria responder à questão “porque não podemos legendar o mundo?”, que surgiu devido à situação do seu avô, de 97 anos, que tinha dificuldades em participar nos momentos de família por ter problemas de audição.
“Chegou a um ponto em que ele literalmente ficava sentado em silêncio. E eu pensei, ‘espera lá’, ele vê televisão com legendas, então porque não podemos legendar o mundo?”, interrogou-se Dan.
Os XRAI captam o som das vozes e partilham os dados com o telemóvel, que converte o áudio em texto. A projecção das legendas acontece através de um software que as apresenta num ecrã fixo às lentes.
Um comunicado publicado pela empresa de Dan revela que os recursos sofisticados de reconhecimento de voz do software podem identificar quem está a falar e, em breve, terão o poder de traduzir idiomas, tons de voz e sotaques.
O produto ainda está em fase de desenvolvimento e a XRAI Glass está a recrutar pessoas surdas ou com deficiências auditivas do Reino Unido para aperfeiçoar o software. “Vamos começar com um pequeno número para testar, obter feedback, entender o que gostam, o que não gostam e rapidamente inovar”, disse o CEO.
Steve Crump, fundador da organização internacional DeafKidz, disse que ficou surpreendido ao testar os óculos. “Como surdo, fiquei impressionado com esta tecnologia. As legendas em tempo real permitem que uma pessoa se envolva e participe como nunca”, indicou.
Dan acredita que o produto estará disponível para o público geral em Setembro.