O perdão de acidentes é uma característica que pode adicionar à cobertura do seu seguro automóvel para ser ‘perdoado’ em caso de acidente se a culpa for sua. Ou seja, protege a sua carta de condução de ser afectada pelo sistema de classificação da seguradora relativo a acidente culpado, evitando assim que o seu prémio de seguro suba.
Geralmente, é possível obter o perdão de acidente de três formas:
- Adicionando-o à sua apólice e pagando mais por ele;
- Ter-lhe sido oferecido por ser um condutor seguro e cliente fiel;
- Ou como uma junção dos dois, como um benefício para clientes fiéis e uma opção paga.
Em teoria, o perdão de acidentes soa como uma grande benesse. Quem não gostaria de ser “perdoado” por um acidente culpável e não sofrer consequências, tais como uma taxa de seguro mais elevada?
Se o custo de acrescentar o perdão de acidentes à sua apólice compensa o custo de qualquer aumento potencial da taxa é uma decisão a ser cuidadosamente ponderada. Poderá considerá-la se for ou tiver um condutor de alto risco na sua apólice como, por exemplo, um condutor com pouca experiência.
Mas é preciso salientar que nem todos os acidentes aumentam automaticamente as suas taxas de seguro. A gravidade e o custo do sinistro, o registo de condução e a existência de outras contra-ordenações ajudam a determinar se e quanto a sua taxa irá aumentar.
Nas situações de seguros sem culpa, em que a cobertura ajuda a pagar todas as contas médicas, o seu seguro pode considerar o montante que paga pelas despesas, ao decidir se a sua tarifa será alterada depois de apresentar um pedido de perdão na sequência de um acidente relacionado com uma lesão.