Um dos indicadores mais relevantes do mundo, o Dow Jones, é muitas vezes mal compreendido pelo público investidor em geral.
O que é o índice Dow Jones?
O índice Dow Jones é um índice de acções, ou mesmo um indicador financeiro, que representa o mercado americano como um todo. Neste sentido, o Dow Jones é composto pelos preços das acções de 30 empresas nos Estados Unidos, empresas que são normalmente líderes de sector e que representam um grande peso no mercado de acções americano.
Como tal, este indicador é de grande importância tanto para o mercado dos EUA como para o mercado global. Por outras palavras, a sua rentabilidade serve como base para dirigir investimentos em fundos ou mesmo para fazer comparações com outras bolsas de valores.
Como resultado, o índice Dow Jones é um excelente termómetro para a economia dos EUA e o seu possível impacto a nível mundial. Neste sentido, é muito importante conhecer este índice.
Como mencionado anteriormente, o Dow Jones é composto por 30 empresas, que são: a American Express; a Amgen; a Apple; a Boeing; a Caterpillar; a Chevron; a Cisco Systems; a Coca-Cola; a Dow; o Goldman Sachs Group; a Home Depot; a Honeywell International; a IBM; a Intel Corporation; a Johnson & Johnson; a JPMorgan Chase; a McDonald’s; a Merck; a Microsoft; a Nike; a Procter & Gamble; a Salesforce.com; a UnitedHealth Group Inc.; The Travelers Companies; a Verizon; a Visto; a Walgreens; a Walmart; a Walt Disney; e 3M.
Como é que surgiu o Dow Jones?
O Índice foi criado em 1896, por Charles Dow e Edward Davis Jones, com o nome dos seus criadores. Foram parceiros e co-fundadores do The Wall Street Journal, o jornal económico e orientado para o mercado.
Desde o início, o Índice continha empresas lucrativas consideradas importantes nos seus sectores. No entanto, inicialmente só havia empresas ligadas ao transporte e, mais tarde, empresas relacionadas com mercadorias.
Contudo, em 1916 o índice ganhou a composição mantida até hoje, limitando-o a um certo número de acções, correspondentes a 30. Obviamente, embora mantendo esta composição de 30 acções, houve mudanças relacionadas com as empresas que compõem o índice ao longo deste tempo.
Como investir no Índice Dow Jones?
Não há forma de negociar directamente o Índice Dow Jones. No entanto, tal como outros índices importantes, é possível investir em ETF que sigam este indicador. Neste sentido, um ETF, que é um fundo de índice (ou exchange-traded fund) tem exactamente este objectivo, replicando carteiras teóricas, tornando possível procurar seguir os rendimentos associados ao Índice Dow Jones.
Além disso, outra possibilidade é investir directamente nas acções que compõem o Índice. Com isto, os investidores podem seguir o indicador de forma mais directa. É uma opção mais prática para o Dow Jones, precisamente porque é um índice composto por um número relativamente pequeno de acções, apenas 30.