A Porsche é uma das fabricantes que está a apostar e a fazer planos para a mobilidade eléctrica. A empresa pretende ir além dos carros e lançou novas empresas dedicadas às bicicletas eléctricas, com os novos negócios a situarem-se desde as peças da bicicleta até à sua venda, de forma completa.
De facto, quando falamos de mobilidade sustentável, o carro não está nas primeiras linhas de opção da lista. Antes disso, as populações devem priorizar o andar a pé e de bicicleta. Se a escolha recair numa bicicleta normal, que exige que as pessoas dêem ao pedal, não serve para o objectivo do consumidor, logo, as eléctricas são uma alternativa cada vez mais acessível.
Futuramente, podemos cruzar-nos com a Porsche na estrada e não avistar um carro. Isto porque o fabricante de automóveis de luxo, que já partilhou planos e modelos de carros eléctricos, lançou duas novas empresas dedicadas a bicicletas eléctricas.
Juntamente com a empresa holandesa Ponooc Investment B.V., a Porsche abriu a Porsche eBike Performance GmbH, em Ottobrunn, perto de Munique, e a P2 eBike GmbH, em Estugarda. Na primeira, irá desenvolver componentes para bicicletas eléctricas, como motores e baterias, ao passo que a segunda utilizará aquilo que a primeira produzir para fabricar bicicletas com a assinatura da marca alemã.
Segundo o site de notícias americano Electrek, dedicado ao transporte eléctrico e energia sustentável, o negócio de componentes utilizará os sistemas de propulsão e-bike desenvolvidos pela Fazua, uma empresa adquirida pela Porsche, mas também desenvolverá sistemas sob a marca mãe, que venderá a tecnologia que desenhar a outras marcas.
Os lançamentos das bicicletas eléctricas deverão começar a partir de meados desta década e não se espera que custem menos do que 8500 dólares.