O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, desafiou esta quinta-feira, 4 de Agosto, os empresários nacionais a investirem no sector industrial para permitir a transformação de várias culturas produzidas localmente.
O governante fez o apelo durante a 9.ª edição do Economic Briefing, organizada pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), na qual participou virtualmente.
O dirigente indicou que a província Gaza, que acolheu o evento, e o País oferecem enormes oportunidades de negócios em diferentes áreas produtivas destacando, a título de exemplo, a Zona Económica Especial (ZEE) de Agro-negócios de Limpopo, acrescentando que o País necessita do empenho do sector privado para alavancar a produção e a produtividade, sobretudo no sector agro-pecuário, bem como as indústrias transformadoras de produtos.
Silvino Moreno lembrou que os programas SUSTENTA e PRONAI constituem intervenções governativas em sectores estruturantes de diversificação produtiva e sustentável com impacto no aumento qualitativo das exportações, na substituição das importações e na dinamização da cadeia de valor do turismo, tendo como grupo alvo o sector privado local.
“Por isso, registamos com interesse e encorajamos o diálogo em curso entre MozPark e o governo de Gaza para que, rapidamente, se implante um Parque Industrial na província, que irá complementar a recentemente criada Zona Económica Especial (ZEE)”, frisou Silvino Moreno citado pelo Notícias.
Apesar da crise, o ministro disse que o País assinalou progressos do ponto de vista económico, pois embora a balança comercial de bens em 2021 tenha registado um défice de 6%, as exportações registaram um crescimento de 55%, tendo como destino os mercados preferenciais da Ásia (China e Índia), União Europeia, África (dominado pela SADC) e Américas.
Disse ainda que o evento realizado ontem no distrito do Chibuto, em Gaza, segue em linha com os esforços em curso no âmbito do cumprimento dos objectivos do Programa Quinquenal do Governo 2020- 2024, que passa por tornar o ambiente de negócios e clima de investimentos atractivo e competitivo através da continuidade de acções de simplificação e harmonização de procedimentos.
Na ocasião, a governadora de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo, reconheceu a existência de alguns desafios, tendo apontado, a título de exemplo, a fraca expansão da indústria na província e a necessidade de construção da Barragem de Mapai, que poderia ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como a seca e as inundações cíclicas.
“Constitui nossa preocupação a expansão da indústria do agro-processamento cuja acção principal consistirá na implantação e aquisição de maquinetas de processamento da fruta e de hortícolas, dadas as potencialidades de produção destas culturas na região sul da nossa província”, disse Margarida Chongo.
Discussion about this post