À primeira vista, o Sion parece um carro preto vulgar. Mas engana-se quem pensa assim, pois o novo carro eléctrico da Sono Motors está equipado com pequenas placas solares que cobrem as portas, o capot, o tejadilho e o resto da superfície.
O carro, que está a ser concebido há uma década por Laurin Hahn, CEO e co-fundador da Sono Motors (com sede na Alemanha), e Jona Christians, co-fundadora da empresa, tem exactamente 456 placas solares e, quando estacionado na rua, pode carregar-se a si próprio, precisando, assim de ser ligado para carregar um quarto das vezes normais, poupando dinheiro e tempo. “É conveniente e torna a vida mais fácil”.
“Começámos numa pequena garagem em Munique, tendo uma visão: um mundo sem combustíveis fósseis”, diz Hahn. De acordo com a Fast Company, Christians e Hahn chegaram à conclusão de que a energia solar poderia ajudar a acelerar a adopção de carros eléctricos.
Apesar de ser possível ligar o carro durante a noite para o carregar em casa, é habitual ter de usar carregadores públicos. Mas as placas solares integradas no carro podem aumentar significativamente a sua autonomia, diminuindo a necessidade de o ligar à corrente para carregar.
Numa primeira experiência, Christians e Hahn compraram um carro barato no eBay, transformaram-no em eléctrico e adicionaram-lhe painéis solares. Seguiram-se anos de investigação e desenvolvimento.
A empresa tem agora um protótipo pronto para produção e está a construir veículos para testes finais, estando o início da produção previsto para a segunda metade de 2023.
O carro tem carregamento bidireccional, o que significa que pode ser utilizado para carregar equipamento eléctrico, ou mesmo servir de reserva para fornecer energia de volta quando ligado a uma casa.
“Este é um enorme conjunto de baterias”, diz Hahn. “Poderia basicamente funcionar com ele durante vários dias, talvez até semanas, sem qualquer carga”.
A empresa também fabrica um “kit de autocarros solares”, que pode ser usado para equipar autocarros a diesel com cerca de 7,9 m2 de painéis solares no telhado, e está a trabalhar com fabricantes de autocarros e camiões para integrar energia solar em veículos novos.
Discussion about this post