A economia moçambicana registou um crescimento no primeiro trimestre do ano em curso na ordem de 4,14%, um indicador que confirma a tendência de recuperação iniciada em 2021, com 2,1 %, depois de uma contracção de 1,2% em 2020.
Os dados foram anunciados esta quinta-feira, 4 de Agosto, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, quando orientava a reunião de negócios da Agenda Africana, que teve lugar na cidade de Maputo.
De acordo com Nyusi, o crescimento reportado este ano é para ser reafirmado no segundo trimestre que acaba de findar e foi dinamizado pela agricultura e pecuária, com uma contribuição de quase 24%, comércio e serviços com um peso de 14,4%, transporte, logística e comunicações com 9,6%, e indústria transformadora com um peso de 8,4%.
O Presidente disse ainda que a taxa de inflação média anual passou para 7,2% em Junho deste ano, apesar da diferença de um dígito revelar uma tendência de crescimento em comparação com 5,7% em 2021.
Participaram no evento da Agenda Africana empresários e presidentes dos conselhos de administração (PCA) e directores-executivos de diversas empresas.
Discussion about this post