A Reserva Especial do Niassa (REN) não regista abate de elefantes por caçadores furtivos há quatro anos consecutivos, como resultado da coordenação entre unidades de fiscalização e protecção da biodiversidade, órgãos da Administração da Justiça e comunidades locais no combate aos crimes ambientais.
O dado foi avançado pela ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, domingo, no distrito de Magude, província de Maputo, na inauguração do Centro Regional de Operações Conjuntas e Fiscalização, no contexto da comemoração do Dia Internacional do Fiscal da Flora e Fauna Bravia, que se assinalou a 31 de Julho.
“Temos a oportunidade de destacar que, pelo quarto ano consecutivo, particularmente na Reserva Especial do Niassa, não registamos abate de elefantes, que era um dos maiores problemas que enfrentávamos”, disse. Maibaze destacou a importância da coordenação com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Tribunal Supremo, que resultou na capacitação de 73 procuradores e 20 juízes em crimes contra a vida selvagem.
“Nos locais onde a nossa capacidade técnica em termos de fiscalização não consegue suprir a demanda da sofisticação do infractor, colocamos a força da Unidade de Intervenção Rápida (UIR)”, sublinhou.
A ministra felicitou todos os fiscais e individualidades pelo seu trabalho, bem como todos outros intervenientes que contribuíram para os resultados positivos alcançados na protecção da biodiversidade, e ainda a procura de soluções para a melhoria das condições de vida das comunidades residentes dentro e nas imediações das áreas de conservação.
Na ocasião, Ivete Maibaze revelou os nomes de quatro fiscais que morreram em 2021, assassinados por insurgentes no dia 22 de Dezembro nos postos Malunda e Aldeia de Naunala, na Reserva Especial do Niassa.
Os quatro fazem parte dos 150 fiscais que morreram no ano passado em todo o mundo, de acordo com as estatísticas da Federação Internacional dos Fiscais.
“Às famílias que perderam os seus entes queridos no exercício das suas funções, protegendo o nosso património natural, endereçamos as nossas palavras de conforto. Saibam que a bravura demonstrada por eles será eternamente honrada por nós, pois os seus feitos e contributos jamais serão esquecidos”, vincou.
O Dia Internacional do Fiscal foi instituído a 31 de Julho de 2007 pela Federação Internacional do Fiscal. No País, a data celebrou-se sob o lema “Promovendo a participação activa da mulher na fiscalização da biodiversidade”.