O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Fundo Africano de Garantia (AGF) assinaram um acordo de 110 milhões de dólares com o Banco CRDB da Tanzânia, na passada quinta-feira, 28 de Julho, para impulsionar o acesso ao financiamento por parte das pequenas e médias empresas femininas.
De acordo com um comunicado de imprensa, o BAD disponibilizou um pacote financeiro de 60 milhões de dólares, incluindo 50 milhões de dólares de dívida subordinada, para apoiar os esforços de expansão regional do Banco CRDB, e um empréstimo sénior de dez milhões de dólares para acelerar o acesso ao financiamento para pequenas empresas geridas e detidas por mulheres na Tanzânia.
Da mesma forma, o Fundo Africano de Garantia ofereceu uma linha de garantia para o Banco CRDB no valor de 50 milhões de dólares. A linha inclui a componente de Garantia para o Crescimento da Acção Financeira Afirmativa para as Mulheres em África (AFAWA), para minimizar o risco no investimento em empresas lideradas por mulheres e apoiar mais o seu crescimento.
O acordo foi assinado por Nnenna Nwabufo, directora-geral do Banco Africano de Desenvolvimento para a África Oriental, Jules Ngankam, director-executivo do Grupo do Fundo Africano de Garantia e Abdulmajid Nsekela, director-executivo do CRDB Bank PLC, acrescenta o comunicado.
“Estamos muito entusiasmados por ter fechado este acordo. O mecanismo de empréstimo subordinado irá melhorar a capitalização global do Banco Comercial da Tanzânia (CRDB) e apoiar o crescimento futuro e a expansão regional sem comprometer os rácios de capital. Gostaria de agradecer aos nossos parceiros de longo prazo, o Banco Africano de Desenvolvimento e o Fundo Africano de Garantia, pelo seu apoio contínuo”, disse Abdulmajid Nsekela, CEO e director-geral do Grupo CRDB. O banco está actualmente a finalizar a sua mudança para a República Democrática do Congo, ao mesmo tempo que considera a sua expansão para outros países da África Central e Oriental.
O banco CRDB é um dos principais bancos da África Oriental, servindo indivíduos, micro, pequenas, médias e grandes empresas com uma gama completa de serviços de Retalho, Tesouraria, Seguros, Financiamento Comercial, Sindicância, ‘Premier Banking’ e serviços de Agricultura e Microfinanças.
O director-geral do Grupo CRDB acrescentou que o acordo com o BAD e o Fundo Africano de Garantia apoiará o compromisso do CRDB de ajudar as PME detidas por mulheres a construir resiliência e a colmatar a lacuna do capital de exploração. “A linha de crédito de dez milhões de dólares e a garantia de 50 milhões de dólares vão reforçar a nossa capacidade de apoiar muitas empresas detidas por mulheres através da nossa inicitiva ‘Women Access to Finance’, que é gerida pelo CRDB Malkia”.
O CEO do African Growth Fund Group, Jules Ngankam, reconheceu a relação de longa data entre o seu Fundo e o Banco CRDB no apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME) em vários sectores. “Esta parceria tripartida vai virar o jogo, particularmente para colmatar o défice de financiamento das mulheres empresárias”, disse Ngankam.
Por sua vez, Nnenna Nwabufo, do Banco Africano de Desenvolvimento, declarou que a parceria, à medida que o CRDB se expande, permitirá às PME aceder ao financiamento na região. Mais importante ainda, acrescenta aos esforços da Tanzânia para colmatar o fosso no acesso ao financiamento para as mulheres empresárias, que está estimado em 1,6 mil milhões de dólares.