O ouro atingiu nesta manhã de 2 de Agosto, o valor mais elevado desde o início de Julho, tendo estado a negociar nos 1780,53 dólares por onça, numa altura em que os investidores se preparam para um período de tensão entre a China e os Estados Unidos, na sequência da visita da líder do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, marcada para hoje, terça-feira, a Taiwan.
Com o avançar da sessão o metal amarelo passou a negociar na linha de água, estando, neste momento, a subir 0,01% para 1772,35 dólares por onça. Já a platina sobe 0,11% para 911,04 dólares e o paládio cresce 0,06% para 2197,26 dólares.
O ouro tende a beneficiar da incerteza geopolítica e a visita de Pelosi a Taiwan é mais um factor a contribuir para a instabilidade, uma vez que Pequim – que reinvindica o território como parte do país – já fez saber que a viagem será entendida como uma ameaça.
“A queda do dólar associada à crescente tensão entre os Estados Unidos e a China está a ajudar a impulsionar o ouro”, disse Gnanasekar Thiagarajan, director da Commtrendz Risk Management Services, citado pela Bloomberg. O responsável defende, contudo, que o metal amarelo ainda pode ser pressionado.